Retrospectiva 2019: confira os 20 assuntos mais comentados do ano

Em 2019 nós nos emocionamos com histórias de vida inspiradoras, celebramos o centenário de Dorina Nowill, lançamos um projeto de alfabetização incrível em parceria com a Fundação LEGO, e muito mais!

Confira abaixo nosso Top 20:

20 – A paixão pelos livros em braille

Começamos nossa retrospectiva com essa história linda da nossa coordenadora de revisão braille Regina Fátima (narrada por ela mesma), que chegou à Fundação Dorina aos 8 anos de idade e hoje ajuda a espalhar a leitura inclusiva por todo o Brasil!

19 – Visita da princesa da Dinamarca

Recebemos a visita da princesa Benedikte da Dinamarca! Além de conferir de perto todo o trabalho que desenvolvemos aqui, ela também conheceu as crianças que participam do nosso projeto LEGO Braille Bricks!

18 – Pessoas cegas também usam smartphones!

No começo do ano, uma foto de uma mulher usando uma bengala e olhando para o smartphone viralizou, e muitos usuários das redes sociais chegaram a duvidar que ela tivesse deficiência visual.

17 – Plano Nacional do Livro Didático (PNLD)

Com o reforço de 26 novas impressoras digitais, a Fundação Dorina produziu 10 MILHÕES de páginas em braille, além de centenas de títulos em versão digital acessível para o Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação!

16 – Abril Marrom

O vídeo da Dra. Eliana Cunha para a campanha Abril Marrom, que tem o objetivo de alertar a população sobre os cuidados com a saúde ocular.

15 – Menino cego toca piano

Um vídeo que viralizou na internet mostra um menino cego, de 6 anos, tocando a música “Bohemian Rhapsody” no piano.

14 – Lar, doce lar

Ficamos muito felizes em colaborar com o quadro “Lar, doce lar”, do Caldeirão do Huck, que transformou a casa da Lisandra!

13 – Como Dorinha vê o mundo

Dorinha, personagem cega da Turma da Mônica inspirada em Dorina Nowill, fala sobre deficiência visual no livro Como Dorinha vê o mundo, lançado pela Fundação Dorina em parceria com Maurício de Sousa

12 – O poder do esporte 1

Carlinhos, torcedor do São Paulo com deficiência visual, conhece ídolos em visita ao Centro de Treinamento

11 – O poder do esporte 2

A Silvia, que narra os jogos para o filho Nickollas, que é cego, ganhou o prêmio da FIFA concedido aos torcedores que se destacaram no ano!

10 – Dia Nacional do Braille

O Dia Nacional do Braille, celebrado em 8 de abril, foi um dos assuntos mais comentados, evidenciando a fundamental importância desse sistema de leitura e escrita para pessoas cegas até hoje!

9 – Obrigada, Seu Edenor!

O Seu Edenor é um dos nossos doadores mais antigos! Nesse vídeo ele conta como é gratificante transformar a vida de milhares de pessoas com deficiência visual! Ah, e se você também quiser fazer parte dessa história, acesse http://fdnc.org/edenor e seja um doador em 2020!

8- Gari com deficiência visual é aprovado no ENEM

Trabalhamos há mais de 75 anos para que histórias como essa deixem de ser uma exceção. O Rogério e milhares de outras pessoas com deficiência visual têm direito ao estudo e ao trabalho, como todo cidadão!

7- Projeto Palestras Inclusivas

O projeto Palestras Inclusivas, patrocinado pelo IHF – Instituto Helena Florisbal, ofereceu informação e sensibilização aos professores da rede pública de ensino da cidade de São Paulo sobre temas relacionados à educação dos alunos com deficiência visual.

6- O ponto

Já pararam pra pensar no poder que um “ponto” tem? Em 2019 lançamos o novo filme institucional da Fundação Dorina produzido em parceria com a Lew’LaraTBWA.

5- Diploma em braille

Muitas pessoas se emocionaram com a história da Marília, estudante cega que recebeu seu diploma de Direito  da Universidade Católica de Pernambuco em braille.

4- Cursos gratuitos de qualificação profissional

Foram mais de 60 vagas abertas para os nossos cursos gratuitos de Informática para o Mundo do Trabalho, Atendimento ao Cliente, Massoterapia e Empreendedorismo.

E atenção! As vagas para 2020 já estão abertas! Confira dos detalhes clicando AQUI e faça sua inscrição!

3- Encontro Nacional da Rede de Leitura

Em agosto realizamos o 2º Encontro Nacional da Rede de Leitura Inclusiva, com participação de centenas de pessoas de todo o Brasil! O terceiro dia do evento, aberto ao público, contou com a presença do ator e escritor Lázaro Ramos!

2- Centenário de Dorina Nowill

Descrição da imagem: ilustração do rosto de Dorina Nowill à frente da palavra Google, também representada pelos pontos do braille.

Em comemoração ao seu centésimo aniversário, Dorina Nowill foi homenageada pelo doodle do Google. Durante todo o dia 28 de maio, o buscador exibiu uma ilustração do rosto de Dorina à frente da palavra “Google”, também representada em braille.

1 – LEGO Braille Bricks

Descrição da imagem: Monica segura peça do Lego Braille Bricks. Ela está segurando a peça de letra M de cor amarela. Ela aparece ao fundo levemente desfocada enquanto mostra a peça para a câmera.

E por falar em LEGO Braille Bricks… esse foi nosso assunto mais comentado de 2019, não apenas aqui no Brasil, mas no mundo! Desenvolvido em parceria com a Fundação LEGO, o projeto foi apresentado mundialmente em abril durante a “Conferência de Marcas Sustentáveis”, em Paris, e tem o objetivo de contribuir para a alfabetização de crianças com deficiência visual de forma lúdica e inclusiva.
Nesta versão dos famosos bloquinhos de montar, os pinos das peças representam o alfabeto braille. Além disso, cada bloco também traz a respectiva letra impressa, justamente para permitir que todas as crianças – com ou sem deficiência – possam aprender e se divertir juntas!

Quer saber mais?

Em 2020 vem muito mais por aí! Quer saber de tudo o que acontece na Fundação Dorina? Curta nossa página no Facebook, no Instagram, no Linkedin e no Youtube!