Para conferir como cuidamos de seus dados e sua privacidade, acesse nossa Política de Privacidade.

Projetos incentivados

Introdução

Destinar parte do Imposto de Renda para projetos da Fundação Dorina Nowill para Cegos é a forma que muitas pessoas e empresas encontram para colaborar com o desenvolvimento social!

Assim, você sabe exatamente onde seu imposto está sendo aplicado, provendo melhorias na educação, saúde, cultura, capacitação profissional e outros serviços para as pessoas cegas e com baixa visão.

As Leis de Incentivo Fiscal, bem como qualquer incentivo dessa natureza, são um instrumento usado pelo governo para estimular atividades específicas, por prazo determinado.

O objetivo destes benefícios fiscais é estimular o desenvolvimento do país por meio da redução de impostos. Bacana, né?

Na prática, o poder público abre mão de uma parte dos recursos que receberia, para incentivar a execução destas iniciativas, em benefício da sociedade. O investidor, por sua vez, apoia causas que se alinham com sua proposta de valor e podem potencializar seu impacto na sociedade.

Doar através de incentivos fiscais é mais simples do que você imagina e sua doação fará a diferença na vida de milhares de pessoas cegas e com baixa visão!

Conheça abaixo as leis com possibilidade de abatimento em Imposto de Renda:

Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONDECA)

Destine parte de seu Imposto de Renda devido para o Fundo Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Paulo. Assim, você contribui para a realização de projetos e de um futuro com mais oportunidades para as crianças e adolescentes da Fundação Dorina.

Pessoa Física: pode destinar até 6% do Imposto de Renda Devido, incluindo todas as doações, desde que utilize o modelo completo de declaração de imposto de renda.

Pessoa Jurídica: pode destinar 1% do Imposto de Renda Devido de empresas tributadas com base no lucro real, desde que utilize o modelo completo de declaração de imposto de renda.

Conheça abaixo os projetos de CONDECA em captação e com possibilidade de abatimento em Imposto de Renda:

Projeto “Programa de Habilitação e Reabilitação para autonomia de crianças e adolescentes com Deficiência Visual” (CAC 0032)

O projeto prevê a realização de atendimentos especializados para a autonomia e independência de 160 crianças e adolescentes, em diversas especializações, bem como a realização de 30 visitas em escolas, com a pedagogia itinerante, e oferecimento de oficina de Sistema Braille e transcrição de materiais.

Prazo de captação: 30/04/2024

Projeto “Palestras Inclusivas- Transmitir para Transformar e Incluir” (CAC 0222)

O projeto prevê realizar 40 palestras inclusivas à distância com pelo menos 1.200 professores da rede de ensino público dos municípios e/ou estado de São Paulo, de forma a incluir esse profissional no âmbito da acessibilidade, a fim de buscar a garantia da inclusão do aluno com deficiência visual, bem como produzir e disponibilizar em plataforma online, 10 folders informativos com conteúdo base sobre as temáticas das palestras.

Prazo de captação: 30/04/2024

Projeto “Educando para Diversidade: diversidade e inclusão na escola” (CAC 0221)

O projeto prevê qualificar através de um curso de 20h para cada turma (4 turmas), teórico e com atividades práticas, com temáticas relacionadas à Diversidade no ambiente escolar, 200 professores da rede pública municipal e/ou estadual de ensino através das práticas educativas inclusivas. Produzir e disponibilizar em plataforma online, 1 apostila com conteúdo base sobre as temáticas do curso.

Prazo de captação: 30/04/2024

Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD)

O Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD) da Prefeitura de São Paulo, por meio da conscientização da utilização da renúncia fiscal do Imposto de Renda, busca beneficiar projetos de entidades aprovados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

O seu Imposto de Renda é a principal fonte de captação de recursos do FUMCAD da cidade de São Paulo e sua utilização não traz ônus a quem contribui.

Passo-a-passo para doar:
1. Faça a estimativa do imposto de renda a pagar. Acesse o simulador da Receita Federal

1. Acesse o site https://fumcad.prefeitura.sp.gov.br/Colaboracoes/ComoColaborar
  2. Clique em Doação Direcionada.
  3. Escolha a entidade “Fundação Dorina Nowill para Cegos” e um dos nossos projetos disponíveis para doação
  4. Preencha os dados da empresa e clique em Confirmar. Em seguida, confirme a geração do boleto clicando em Finalizar Doação.
  5. Após o pagamento, encaminhar o comprovante para o e-mail [email protected]

Importante: para abatimento de 6% (PF), a doação precisa ser feita até o dia 31 de dezembro. Em caso de doação no momento da declaração do IR, o abatimento máximo permitido é de apenas 3%.

Conheça abaixo os projetos de FUMCAD em captação e com possibilidade de abatimento em Imposto de Renda:

Projeto “Programa de Habilitação e Reabilitação para Crianças e Adolescentes com Deficiência Visual” (SEI 6074.2021/0004235-9)

O projeto prevê desenvolver o programa de habilitação e reabilitação para 160 crianças e adolescentes (0 a 17 anos) com deficiência visual da Fundação Dorina Nowill para Cegos e das escolas municipais de São Paulo, promovendo a autonomia e independência por meio de atendimentos especializados nas áreas de psicologia e supervisão, pedagogia, serviço social, fisioterapia e terapia ocupacional. Realizar atendimentos de intervenção precoce, por meio de programa pedagógico, além de atividades em grupo com temáticas multidisciplinares, sempre respeitando os interesses e necessidades de cada cliente e familiar.

Para mais informações clique aqui e acesse.

Prazo de captação: 23/11/2023

Projeto “Trilhas da Inclusão na Era Digital – Cursos e games para crianças e adolescentes com deficiência visual”

O projeto prevê qualificar 120 adolescentes de 14 a 17 anos, com deficiência visual, em cursos livres de Idioma (Inglês) e qualificação profissional em Empreendedorismo Digital, preparando-os para possibilidades futuras de inserção profissional. Proporcionar ao aluno o conhecimento necessário para a criação do próprio negócio em ambiente digital. Promover a aquisição de competências necessárias para o desenvolvimento de perfil empreendedor. Desenvolver um game híbrido a ser jogado através de um dispositivo móvel em consonância com peças físicas que incentivem a diversão e engajamento de 60 crianças de 6 a 8 anos com deficiência visual, juntamente com pessoas sem essa deficiência, podendo ser com a alfabetização tanto do código alfanumérico quanto do Braille, fortalecendo a inclusão e o respeito à diversidade através da diversão e da educação.

Clique para mais informações do projeto

Prazo de captação: 23/11/2023

Lei de Incentivo à Cultura  (Rouanet)

É a Lei de incentivo à cultura vinculada à Secretaria Especial da Cultura, que prevê a destinação de 4% para empresas e 6% de pessoas físicas do IR.

Passo-a-passo para doar:

Entre em contato através do e-mail [email protected] informando sua intenção de doar através dessa lei, informando também os dados do doador (nome completo, CPF, endereço e telefone), necessários para a elaboração do comprovante de doação.

Após a identificação do depósito, a Fundação Dorina emitirá o recibo ao doador que servirá como comprovante para que a renúncia fiscal se efetue.

Conheça abaixo os projetos de Incentivo à Cultura em aprovação e com possibilidade de abatimento em Imposto de Renda:

Projeto “Conectados pela Leitura Inclusiva”

O projeto visa proporcionar o acesso ao livro e à leitura inclusiva acessíveis, em todo o Brasil, através da distribuição e disponibilização gratuita de livros acessíveis, atividades de fomento à leitura inclusiva (com kit de ferramenta inclusiva) e Clube de Leitura, além de promover o 3º Encontro Nacional da Rede de Leitura e o 4º Encontro com Editoras.

Para saber mais e conhecer os detalhes do projeto entre em contato pelo e-mail [email protected].