CAPA

Imagem: Capa. Na parte inferior: o título "RELATÓRIO DE ATIVIDADES póquêtí 2024”. Ao centro, o logotipo da Fundação Dorina Nowill para Cégos, composto por um emoji amarelo, com um largo sorriso, e óculos pretos e redondos; seguido pelo nome. O fundo é amarelo. Fim da imagem.


1


Palavra da
Presidência e da Superintendência


A Fundação Dorina Nowill para Cegos conquistou muitos marcos em 2024. Mês a mês, nossa equipe atuou com coesão e empenho, em busca de cada objetivo.

Inspirados pelo ano paralímpico, tivemos a entrada no mundo do esporte, com diversas novidades, parcerias e ações!

Fizemos o lançamento oficial da Fundação Dorina Esporte, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, ao lado de duas renomadas instituições: a Naurú, para iniciação ao Atletismo, e o Cadevi, apoiando a equipe masculina de Goalball.

Seguimos expandindo as fronteiras da Fundação no Brasil e no mundo. Fizemos a cobertura das Paralimpíadas, em Paris, com o nosso conselheiro e fotógrafo cego, João Maia, que, a cada clique, trouxe a emoção de presenciar cada vitória brasileira.

Outra novidade foi o Takkyu Volley, que já rendeu a participação dos nossos atletas em uma competição em São Paulo. A modalidade é oferecida a todos que são atendidos na Fundação e queiram participar, mesclando idades e gêneros.

Ainda em reabilitação, fizemos parcerias de sucesso com o programa remoto de apoio à inclusão. Compartilhamos nosso conhecimento com o Instituto Sul-Mato-Grossense para Cegos Florivaldo Vargas (ISMAC) e com Associação Catarinense para Integração do Cego (ACIC), com o objetivo de ampliar os atendimentos às pessoas cegas e com baixa visão e expandir nossa experiência para outros estados brasileiros.

Essas foram ações de nosso Planejamento Estratégico, que visam aumentar, cada vez mais, a nossa atuação. Assim como o investimento na estrutura da Fundação, com a reforma que ampliará a nossa capacidade de atendimento, além da aquisição de um novo prédio. A meta é que, até 2026, o número de pessoas atendidas aumente em 50%.

Podemos dizer que o fechamento de 2024 foi marcado por recordes! Alcançamos o maior número de atendimentos da nossa história e muitas outras conquistas que você vai conferir neste relatório. Esperamos que você continue conosco nessa torcida pelos próximos anos para que, juntos, possamos superar os obstáculos e ter ainda mais motivos para celebrar!



Francisco H. Della Manna

Presidente do Conselho de Curadores (2019 – 2024)


Alexandre Munck

Superintendente Executivo


Sobre a Fundação
Dorina Nowill para Cegos


Promover a autonomia e a independência de pessoas cegas e com baixa visão e, ao mesmo tempo, conscientizar a sociedade sobre inclusão e acessibilidade são os objetivos da Fundação Dorina Nowill para Cegos.

O nome da instituição vem da sua fundadora, que perdeu a visão aos 17 anos, mas jamais desistiu de estudar e ler. Na época, ela encontrou muitas barreiras e começou sua luta para ter mais livros em Braille no Brasil. Assim começou, em 1946, a Fundação para o Livro do Cego no Brasil, com a missão de produzir livros em Braille — atividade que, até hoje, 78 anos depois, segue sendo realizada na Fundação.

Mas Dorina levou seu sonho muito além, e outras missões foram surgindo em sua trajetória. Ao longo desses anos, a Fundação se modernizou, inovou e evoluiu em diversas áreas na inclusão desse público, tanto nas soluções das áreas editorial, gráfica e audiovisual como nos serviços de apoio à inclusão. Reconhecida no Brasil e no mundo pelo trabalho que realiza com excelência, a Fundação Dorina completa mais um ano de muito trabalho e ações transformadoras, não só para pessoas com deficiência, mas também para cada um de nós.


Imagem: Fotomontagem. Fotografia em preto e branco, destaque para o torso de Dorina Nowill, uma mulher com cabelos curtos e volumosos, usa blusa escura de manga comprida e colar com pingente redondo. Ela está com as mãos para frente sobre uma superfície escura e sorri. Ao fundo, há uma ilustração de um círculo amarelo à direita e linhas curvas em preto que formam um semicírculo à esquerda. Fim da imagem.


2


Dorinateca
Biblioteca Digital
Da Fundação


Imagem: Ícone. Três livros lado a lado. Fim da imagem.

5.735 obras no acervo


Imagem: Ícone. Símbolo de download, composto por uma seta apontando para baixo em direção a uma barra horizontal. Fim da imagem.

2.427 downloads


Imagem: Ícone. Destaque para a silhueta do torso de uma pessoa; ao lado, um círculo com o símbolo de adição. Fim da imagem.

1.531 leitores cadastrados


Imagem: Ícone. Um aperto de mãos. Fim da imagem.

1.020 obras emprestadas para todo o Brasil


Rede de
Leitura Inclusiva

A Rede de Leitura Inclusiva faz um trabalho com as instituições (escolas, bibliotecas, centros culturais, ONGs) com o objetivo de disseminar práticas de leitura com acessibilidade e ações com livros em diversas cidades do Brasil.


Imagem: Fotomontagem. Fotografia em preto e branco, destaque para o torso de um homem com cabelos curtos e escuros, usa blusa escura. Ele está sorrindo e segurando um livro próximo ao peito. Ao fundo, dois círculos amarelos, um grande e um pequeno. Fim da imagem.


3.092 pessoas impactadas diretamente com as ações da Rede.

1.000 instituições cadastradas, sendo 416 novos cadastros.

• 860 livros redistribuídos para 92 instituições no Brasil.

• 428 municípios atendidos.

• 14 cidades contempladas com encontros presenciais.

• 105 ações sobre leitura inclusiva e acessibilidade.


Projeto LEGO®
Braille Bricks

O LEGO® Braille Bricks, iniciativa da Fundação Dorina Nowill para Cegos em parceria com a Fundação LEGO®, transforma as peças de LEGO® em um sistema de leitura e escrita Braille. Em 2024, foram:


Imagem: Fotografia. Um presente feito de peças de montar amarelas, com um laço no topo. Fim da imagem.

4.435 kits distribuídos


Imagem: Fotografia. Dois bonecos de brinquedo de montar, ambos usam roupas pretas e chapéus de formatura com borlas pretas. Fim da imagem.

3.447 educadores inscritos no curso de capacitação com carga horária de 100 horas


Imagem: Ilustração. Mapa do Brasil feito de blocos de montar nas cores verde e amarelo. Fim da imagem.

29 municípios parceiros


Imagem: Fotografia. Uma construção feita de peças de montar, possui dois andares e é predominantemente bege com detalhes marrons no telhado e na base. Há janelas brancas pelos andares e uma porta marrom em arco na entrada. Na frente, há um caminho branco que leva à porta, cercado por áreas verdes feitas de peças que imitam grama e arbustos pequenos. Fim da imagem.

2.301 escolas


Imagem: Fotomontagem. Fotografia em preto e branco, destaque para o torso de uma mulher com cabelos escuros presos em um rabo de cavalo, usa óculos escuros, camiseta polo clara e crachá no pescoço. Ela segura uma sacola de papelão na mão e sorri. Ao fundo, dois círculos amarelos, um grande e um pequeno. Fim da imagem.


Acesso à
Autonomia

As equipes multidisciplinares da Fundação Dorina Nowill para Cegos oferecem possibilidades de uma vida com mais autonomia e independência aos clientes.


Imagem: Ícone. Silhueta de uma pessoa com uma bengala. Fim da imagem.

1.791 pessoas cegas ou com baixa visão foram atendidas pelas áreas de habilitação e reabilitação, além de 1.552 familiares.


Imagem: Ícone. Destaque para a silhueta do torso de uma pessoa que usa fone de ouvido com microfone. Fim da imagem.

Mais de 50.612 atendimentos feitos tanto para pessoas com deficiência visual quanto para seus familiares.


3


Propósito, Valores & Visão

Imagem: Ícone. Destaque para a silhueta do torso de três pessoas dispostas em formato triangular. Ao centro, um círculo com traços em direção a cada silhueta. Fim da imagem.

Promover a inclusão e acessibilidade às pessoas cegas e com baixa visão para, juntos, transformar vidas e a sociedade.


Imagem: Ícone. Um troféu com uma estrela. Fim da imagem.

• Ética é inegociável.

• Transparência no que fazemos e como fazemos.

• Respeito é tão bom que não dispensamos.

• Diversidade é um fato; inclusão é nossa escolha.

• Perseverança em tudo que fazemos, por isso não desistimos.

• Compromisso com nosso propósito.

• Inovação para construir o futuro valorizando o nosso legado.


Imagem: Ícone. O globo terrestre. Fim da imagem.

Ser reconhecida mundialmente como referência em protagonismo inclusivo, expandindo, inovando e multiplicando ações de impacto para todas as gerações.


Números da
Deficiência Visual no Mundo


Imagem: Ilustração. Um globo terrestre estilizado com olhos, nariz, boca, braços e pernas, usa tênis, luvas e óculos escuros e segura uma bengala branca na mão. O globo sorri. Ao fundo, há um círculo amarelo. Fim da imagem.

São 253 milhões de pessoas com deficiência visual no mundo.


Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), se houvesse um número maior de ações efetivas de prevenção e/ou tratamento, entre 60% e 80% dos casos de cegueira poderiam ser evitados.


Acesso à
Informação

A Fundação leva o mundo da imaginação e do conhecimento a milhares de pessoas cegas e com baixa visão do país por meio dos livros acessíveis, didáticos e literários, em diversos formatos.

Números das soluções em acessibilidade da Fundação Dorina em 2024:


Imagem: Fotografia em preto e branco. Rádio antigo com formato retangular. Na parte frontal, há uma saída de som à esquerda e dois botões circulares na parte inferior. Um botão maior está localizado no canto superior direito. Fim da imagem.

ÁUDIO

Produção de 299 projetos, sendo 36.714 páginas.


Imagem: Fotografia em preto e branco. Televisão antiga com antenas em formato de "Vê" na parte superior. O aparelho é retangular e possui uma tela curva, com botões na lateral direita da tela. Fim da imagem.

VÍDEO

Foram realizados 236 vídeos do PNLD, com a produção de cerca de 40 gravados, editados e produzidos.


Imagem: Fotografia em preto e branco. Computador antigo com monitor de tubo e teclado embutido. À esquerda, há uma entrada de disquete. Fim da imagem.

DIGITAL

Produção de mais de 76.940 páginas e 996 títulos.


Imagem: Fotografia em preto e branco. Dois livros empilhados, o livro de cima está aberto e possui texto em braille. Fim da imagem.

BRAILLE

Impressão de mais de 7 milhões de páginas em Braille, com a editoração de 266.024 páginas.


4


Acesso à
Educação


Imagem: Ilustração. Um chapéu de formatura acima de um diploma enrolado com uma fita amarela. Fim da imagem.


CURSOS

São realizados cursos para pessoas cegas e com baixa visão que ajudam no encaminhamento para o mercado de trabalho, seja para trabalhar em uma empresa ou para abrir o próprio negócio.

Participam alunos de diversos estados do Brasil, já que o formato de ensino a distância (EaD) proporciona a ampliação do atendimento para além dos limites de São Paulo.

Novos cursos foram oferecidos aos clientes da Fundação em 2024, resultando em 319 alunos qualificados em: artes; atendimento ao cliente; empreendedorismo na era digital; informática; inglês; marketing digital; massoterapia básica e intermediária; meditação; coral; musicografia Braille; musicoterapia; teatro e técnicas administrativas.

Uma novidade foi o oferecimento às famílias dos clientes das oficinas de Braille e transcrição básica, colaborando ainda mais para a inclusão também dos familiares de pessoas com deficiência.


CENTRAL DE FORMAÇÕES

A Fundação Dorina oferece cursos e capacitações, presenciais e a distância (EaD), na área de acessibilidade. Entre os temas, um dos mais acessados é o de Audiodescrição, que já vem sendo exigido em diversos contextos. Todos os cursos disponíveis na plataforma são gratuitos para pessoas com deficiência visual previamente cadastradas em nossa biblioteca digital, a Dorinateca.

Além disso, a equipe da Fundação também realiza capacitações customizadas em empresas, segmentadas de acordo com o interesse de cada cliente. Uma das grandes ações realizadas em 2024 foi a mudança da plataforma de vendas da Central de Formações, que ganhou novo layout, mais facilidade para acesso e a ampliação da oferta de cursos.

Também foram lançados dois novos cursos: Introdução à Editoração Braille e Produção de Audiolivros, para a produção de livros acessíveis. Além disso, foi colocado em prática o curso de Capacitação em Orientação e Mobilidade ( turma), com duração de 4 meses, e, por meio de uma parceria, a Fundação realizou um curso presencial de Narração de Audiolivro ( turma).

Por fim, uma grande conquista: o curso de Formação de Educadores para o uso do LEGO® Braille Bricks foi incluído na plataforma da Fundação.



Acesso ao
Trabalho

A equipe de Empregabilidade possui um banco de talentos formado por pessoas cegas e com baixa visão que têm interesse em uma vaga no mercado de trabalho. Por meio de cursos gratuitos, palestras e outros eventos, esses candidatos são preparados para a entrevista e o dia a dia no trabalho.

Além disso, a Empregabilidade também possui um cadastro com empresas interessadas em contratar pessoas com deficiência visual. Assim como os candidatos são preparados, as empresas passam por um amplo trabalho de conscientização, para que as contratações desse público sejam além da necessidade de cumprir a lei de cotas, mas tenham um significado. O objetivo é promover a inclusão real, que representa ganhos para as pessoas e para as empresas.


1.288 pessoas atendidas

Imagem: Ilustração. Uma fileira de pessoas, todas em silhueta laranja. Algumas seguram bengalas e uma delas está acompanhada por um cão-guia. Ao fundo, um círculo amarelo. Fim da imagem.


144 empresas sensibilizadas

Imagem: Ilustração. Silhueta em laranja de uma cidade com edifícios e torres de alturas diversas. Ao fundo, um círculo amarelo. Fim da imagem.


5


Fonte de Recursos 2024


Imagem: Gráfico de setores. 1. Fonte de Recursos. Eventos e Campanhas: 0,1%; Governo: 0,8%; Outlet: 1%; Nota Fiscal Paulista: 1,6%; Outros: 6,2%; Mantenedores: 19,4%; Empresa Privada (Patrocínio): 21,9%; Serviços (Soluções em Acessibilidade): 49,1%. Fim da imagem.


Imagem: Gráfico de setores. 2. Aplicação de Recursos. Acessibilidade: 53,7%; Autonomia: 35,7%; Educação: 6,1%; Informação: 4%; Empregabilidade: 0,4%. Fim da imagem.


6


Parceiros
de Visão


Imagem: Ilustração. Duas mãos se cumprimentam com um aperto de mão, centralizadas em um círculo amarelo. As mãos são brancas e os punhos estão cobertos por mangas pretas. Fim da imagem.


Conheça as empresas que fizeram parte das conquistas e avanços da Fundação Dorina, por meio de patrocínios aos projetos e outras contribuições e doações:


DIAMANTE

Imagem: Logotipo da Brasil Prev composto pelo nome em letras maiúsculas azuis sobre um retângulo amarelo; abaixo, a frase "Uma empresa BB Seguros" em letras azuis. Fim da imagem.

Imagem: Logotipo do Instituto João e Belinha Ometto composto pelo nome em letras maiúsculas brancas dentro de um círculo verde. Acima, há a ilustração de duas mãos, uma mão pequena sobre uma mão grande. Fim da imagem.


PRATA

Imagem: Logotipo do Instituto Rodobens composto pelo nome em letras verdes. Fim da imagem.

Imagem: Logotipo da Loga composto pelo nome em letras pretas sendo a letra 'O' em verde. Acima, ilustração de quatro lixeiras nas cores vermelho, azul, amarelo e verde. Sobre a lixeira verde há a silhueta de uma pessoa inclinada. Fim da imagem.

Imagem: Logotipo da Tenda atacado composto pelo nome em letras brancas sobre um retângulo azul e vermelho. Fim da imagem.


BRONZE

Imagem: Logotipo da Alupar composto pelo nome em letras azuis com uma barra verde na parte superior. Fim da imagem.

Imagem: Logotipo da Taesa composto pelo nome em letras minúsculas azuis com um asterisco colorido no canto superior direito. Fim da imagem.

Imagem: Logotipo do Bradesco composto pelo nome em letras minúsculas vermelhas e, acima, a ilustração de duas barras verticais sob duas linhas curvas. Fim da imagem.

Imagem: Logotipo da Atlas Schindler composto pelo nome em letras vermelhas; acima, a ilustração de um círculo cinza com um triângulo no centro, na parte inferior. Fim da imagem.

Imagem: Logotipo da Cabot composto pelo nome em letras maiúsculas pretas e, à direita, a ilustração do símbolo maior que em tons de laranja e vermelho. Fim da imagem.

Imagem: Logotipo do Banco Daycoval composto pelo nome em letras cinzas e azuis e, no canto inferior esquerdo, ilustração de um pequeno retângulo cinza e azul. Fim da imagem.

Imagem: Logotipo da Fundação Prada composto pelo nome em letras maiúsculas pretas e, acima, a ilustração de uma árvore com folhas verdes e azuis. Fim da imagem.

Imagem: Logotipo da Fundação Beneficente Elijass Gliksmanis composto pelo nome em letras pretas e, acima, a sigla -hêeh-Gê- dentro de um quadrado preto com borda branca. Fim da imagem.


COBRE

Imagem: Logotipo da ache composto pelo nome em letras minúsculas rosas e, abaixo, a frase “mais vida para você”. Fim da imagem.

Imagem: Logotipo da Comolatti composto pelo nome em letras maiúsculas pretas e, acima, a ilustração de um cachorro branco com manchas pretas e língua de fora; ao fundo, um retângulo verde. Fim da imagem.

Imagem: Logotipo do Instituto de Responsabilidade Societe Generale composto pelo nome em letras maiúsculas pretas e, à esquerda, a ilustração de um quadrado vermelho e preto. Fim da imagem.

Imagem: Logotipo da TransUnion composto pelo nome em letras azuis e, no canto superior direito, a sigla ‘tu’ dentro de um círculo azul. Fim da imagem.

Imagem: Logotipo do Banco Safra composto pelo nome em letras azuis e, acima, um escudo com um cifrão. Fim da imagem.

Imagem: Logotipo da éFi-éFi Seguros composto pelo nome em letras azuis, entre as palavras há a ilustração de dois símbolos de maior que em preto. À direita, na parte inferior, o texto “A FAIRFAX Company”. Fim da imagem.

Imagem: Logotipo da Kemin composto pelo nome em letras maiúsculas pretas com uma curva vermelha entre as letras. Na parte inferior, o texto “Compelled by Curiosity”. Fim da imagem.

Imagem: Logotipo da White Martins composto pelo nome em letras maiúsculas verdes e, à esquerda, um retângulo com losangos verdes em degradê. Na parte inferior, o texto “A Linde company”. Fim da imagem.

Imagem: Logotipo da Bic composto pelo nome em letras maiúsculas pretas dentro de um retângulo laranja; à esquerda, ilustração de um boneco com cabeça de esfera cinza e roupa amarela, ele segura uma caneta atrás do corpo. Fim da imagem.

Imagem: Logotipo da Bic Corporate Foundation composto pelo logotipo da Bic e, abaixo, o nome em letras pretas. Na parte inferior, a frase "We Give to Create"; no canto superior esquerdo, arabescos coloridos. Fim da imagem.

Imagem: Logotipo do Instituto Helena Florisbal composto pelo nome em letras maiúsculas verdes e, à esquerda, a ilustração da silhueta de uma pessoa de palito com os braços para cima. Fim da imagem.

Imagem: Logotipo da Tegma composto pelo nome em letras maiúsculas pretas sendo que a letra G está em laranja; abaixo, a frase “Gestão logística”. Fim da imagem.


PARCEIROS INSTITUCIONAIS

Imagem: Logotipo da Casa Museu Ema Klabin composto pelo nome em letras cinzas e verdes. Fim da imagem.

Imagem: Logotipo da lew’lara, barra, TBWA composto pelo nome em letras minúsculas em preto e cinza, sendo a barra em amarelo; abaixo, a frase “The Disruption Company”. Fim da imagem.

Imagem: Logotipo da CodeBit composto pelo nome em letras minúsculas pretas; abaixo, a frase “PROGRAMANDO SOLUÇÕES”. À esquerda, um símbolo de programação composto por um parêntese, a letra B ao contrário e uma barra em verde. Fim da imagem.

Imagem: Logotipo da salesforce composto pelo nome em letras minúsculas brancas dentro de uma nuvem azul. Fim da imagem.

Imagem: Logotipo da KPMG composto pelo nome em letras maiúsculas azuis e, ao fundo, uma fileira de quatro retângulos azuis. Fim da imagem.


7


Faça parte
dessa História


Imagem: Ilustração. Destaque para a mão de uma pessoa com o dedo indicador sobre a página de um livro aberto. Na página esquerda, há um coração. Acima, pequenos feixes de luz. Fim da imagem.


SERVIÇOS DE APOIO À INCLUSÃO

Atendimento às pessoas cegas e com baixa visão.

Ícone. Um envelope de carta.
[email protected]

Ícone. Um telefone.
(11) 5087-0999 – Opção 2

Ícone. O símbolo do WhatsApp, composto por um telefone dentro de um balão de fala.
(11) 5087-0998


VISITA MONITORADA

Ícone. Um envelope de carta.
[email protected]

Ícone. Um telefone.
(11) 5087-0955


CANAL DE RELACIONAMENTO COM O DOADOR

Faça uma doação e ajude a transformar a vida de pessoas com deficiência visual.

Ícone. Um envelope de carta.
[email protected]

Ícone. Um telefone.
Ícone. O símbolo do WhatsApp, composto por um telefone dentro de um balão de fala.
(11) 5087-0999 – Opção 4


PATROCÍNIOS E PARCERIAS

Apoie os projetos da Fundação Dorina por meio das Leis de Incentivo, para abatimento de impostos, ou fazendo patrocínios diretos.

Ícone. Um envelope de carta.
[email protected]

Ícone. Um telefone.
(11) 5087-0982


SOLUÇÕES EM ACESSIBILIDADE

Contate nossa equipe para tornar seus produtos e serviços mais acessíveis.

Ícone. Um envelope de carta.
[email protected]

Ícone. Um telefone.
Ícone. O símbolo do WhatsApp, composto por um telefone dentro de um balão de fala.
(11) 5087-0999 – Opção 1


SEJA UM VOLUNTÁRIO

Ícone. Um envelope de carta.
[email protected]

Ícone. Um telefone.
(11) 5087-0971


Expediente


Superintendência Executiva

Alexandre Munck


Gerência de Captação de Recursos e Marketing

Taisa Pelucio


Coordenação de Comunicação e Marketing

Carolina Orilio


Produção de Conteúdo

Ariett Gouveia


Revisão

Carolina Orilio

W5 Publicidade


Apoio

Cláudia Piazza Costa

Rodrigo Torres

Thamiris Treigher


Fotografias

Acervo da Fundação Dorina

Antonio Vinícius Lemos

Cecília Furtado

Cléo Acevili

Rodrigo Torres


Projeto Gráfico e Diagramação

W5 Publicidade


Imagem: Ilustração. Um círculo com um ícone em cada lateral, em sentido horário: um arroba, a silhueta do torso de uma pessoa, o símbolo de play composto por um triângulo na horizontal e a silhueta do torso de uma pessoa. Ao centro, o globo terrestre com linhas curvas na horizontal e vertical. Fim da imagem.

SIGA A FUNDAÇÃO DORINA NAS REDES SOCIAIS


Logotipo do Instagram, composto pela frente de uma câmera.
fundacaodorinanowill

Logotipo do Facebook, composto pela letra f minúscula.
fundacaodorina

Logotipo do Linkedin composto pela sigla in minúscula.
fundacaodorina

Logotipo do Youtube composto pelo símbolo de play em um retângulo preto.
fundacaodorina


Imagem: Ilustração. Silhueta de uma pessoa de braços abertos dentro de um círculo. Fim da imagem.

Escaneie o QR Code e tenha acesso à VERSÃO COM ACESSIBILIDADE

Imagem: Ilustração de um QR code. Fim da imagem.


Imagem: Logotipo da Fundação Dorina Nowill Para Cegos. Fim da imagem.

Fundação Dorina Nowill para Cegos

Rua Doutor Diogo de Faria, 558

Vila Clementino

CEP: 04037-001

São Paulo/SP - Brasil

Ícone. Globo terrestre com linhas curvas na horizontal e vertical; no canto inferior direito, um cursor.
fundacaodorina.org.br

Ícone. Um telefone.
+55 (11) 5087-0999 / (11) 5554-0999


***

HTML

Produzido por Fundação Dorina Nowill para Cegos

*

Linearização: Letícia Saracini Duarte

Descrição de imagens: Letícia Saracini Duarte

Diagramação: Bruno Alves Suniga

Revisão: Marina Vargas O. Angelelli

Supervisão: Marina Vargas O. Angelelli