Projetos incentivados

Introdução

Destinar parte do Imposto de Renda para projetos da Fundação Dorina é a forma que muitas pessoas e empresas encontram para colaborar com o desenvolvimento social! Assim, você sabe exatamente onde seu imposto está sendo aplicado, provendo melhorias na educação, saúde, cultura, capacitação profissional e outros serviços para as pessoas cegas e com baixa visão.

As leis de incentivo fiscal, bem como qualquer incentivo dessa natureza, são um instrumento usado pelo governo para estimular atividades específicas, por prazo determinado. O objetivo destes benefícios fiscais é estimular o desenvolvimento do país por meio da redução de impostos. Bacana, né?

Na prática, o poder público abre mão de uma parte dos recursos que receberia, para incentivar a execução destas iniciativas, em benefício da sociedade. O investidor, por sua vez, apoia causas que se alinham com sua proposta de valor e podem potencializar seu impacto na sociedade.

Doar através de incentivos fiscais é mais simples do que você imagina e sua doação fará a diferença na vida de milhares de pessoas cegas e com baixa visão!

Conheça as leis com possibilidade de abatimento em Imposto de Renda:

Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONDECA)

Destine parte de seu Imposto de Renda devido para o Fundo Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Paulo. Assim, você contribui para a realização de projetos e de um futuro com mais oportunidades para as crianças e adolescentes da Fundação Dorina.

Pessoa Física: pode destinar até 6% do Imposto de Renda Devido, incluindo todas as doações, desde que utilize o modelo completo de declaração de imposto de renda.

Pessoa Jurídica: pode destinar 1% do Imposto de Renda Devido de empresas tributadas com base no lucro real, desde que utilize o modelo completo de declaração de imposto de renda.

No momento não temos nenhum projeto aberto para captação nesta lei.

Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD)

O Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD) da Prefeitura de São Paulo, por meio da conscientização da utilização da renúncia fiscal do Imposto de Renda, busca beneficiar projetos de entidades aprovados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

O seu Imposto de Renda é a principal fonte de captação de recursos do FUMCAD da cidade de São Paulo e sua utilização não traz ônus a quem contribui.

Passo-a-passo para doar:
1. Faça a estimativa do imposto de renda a pagar. Acesse o simulador da Receita Federal

1. Acesse o site https://fumcad.prefeitura.sp.gov.br/Colaboracoes/ComoColaborar
  2. e clique em Doação Direcionada.
  3. Escolha a entidade “Fundação Dorina Nowill para Cegos” e um dos nossos projetos disponíveis para doação
  4. Preencha os dados da empresa e clique em Confirmar. Em seguida, confirme a geração do boleto clicando em Finalizar Doação.
  5. Após o pagamento, encaminhar o comprovante para o e-mail [email protected]

Para mais informações acesse AQUI

Importante: para abatimento de 6% (PF), a doação precisa ser feita até o dia 31 de dezembro. Em caso de doação no momento da declaração do IR, o abatimento máximo permitido é de apenas 3%.

Em captação:
Projeto “Programa de Habilitação e Reabilitação para Crianças e Adolescentes com Deficiência Visual”

O projeto prevê atendimento multidisciplinar individualizado e em grupo, que levam em conta as particularidades de cada criança e adolescente.

Projeto “LIVROS SENSORIAIS: experiências literárias desde a primeira infância”
O projeto busca promover experiências literárias inovadoras desde a primeira infância por meio de livros sensoriais, estimulando o desenvolvimento pleno e integral e a inclusão de crianças com e sem deficiência visual.

Projeto “BRINCANDO E INCLUINDO – Recursos Acessíveis para Ensino Fundamental”
O projeto visa contribuir para o desenvolvimento da autonomia e protagonismo entre crianças com e sem deficiência visual, matriculadas no Ensino Fundamental de escolas municipais de São Paulo, por meio de interações lúdicas e recursos acessíveis.

Prazo de captação de todos os projetos de FUMCAD: 29/04/2022

Lei de Incentivo à Cultura  (Rouanet)

É a Lei de incentivo à cultura vinculada à Secretaria Especial da Cultura, que prevê a destinação de 4% para empresas e 6% de pessoas físicas do IR.

Passo-a-passo para doar:
Entre em contato através do e-mail [email protected] informando sua intenção de doar através dessa lei, informando também os dados do doador (nome completo, CPF, endereço e telefone), necessários para a elaboração do comprovante de doação.

Após a identificação do depósito, a Fundação Dorina emitirá o recibo ao doador que servirá como comprovante para que a renúncia fiscal se efetue.

Em Captação: Projeto “Ler para Ser – Literatura como Cidadania” (PRONAC 204759)
O projeto tem como objetivo ampliar o acesso à informação e repertório cultural de pessoas com deficiência visual em todo Brasil, através da distribuição gratuita de livros acessíveis, atividades de fomento à leitura inclusiva e realização de Pesquisa Nacional de Leitura Inclusiva.

Prazo de captação: 31/12/2021

Mais informações, acesse http://versalic.cultura.gov.br/#/projetos/204759

Promac

O contribuinte incentivador de um projeto aprovado no PROMAC pode ser qualquer pessoa física ou jurídica (ou equiparada) pagadora de IPTU e/ou ISS no município de São Paulo que esteja em situação de regularidade fiscal com a Prefeitura de São Paulo.

Para saber mais e conhecer o passo a passo de como apoiar, entre em contato pelo e-mail [email protected].

Em Captação: Projeto “Memória e Cultura Presentes”
O projeto visa ampliar o acesso de alunos da rede municipal de ensino de forma virtual e presencial a um dos principais acervos relacionados à temática da inclusão de pessoas com deficiência visual, disponibilizada pelo Centro de Memória Dorina Nowill.

Prazo de captação: 31/12/2021