Projeto LEGO Braille Bricks

logo lbb
logomarca fundacao dorina nowill para cegos fundo transparente horizontal

A Fundação Dorina Nowill para Cegos e a Fundação LEGO têm imenso prazer em apresentar o LEGO® Braille Bricks, um recurso pedagógico para as crianças com e sem deficiência visual, seus familiares e educadores, desejando que todos brinquem e aprendam juntos.

As peças representam o alfabeto Braille e a respectiva (letra/número) impressa, tornando-se um poderoso recurso no processo de alfabetização, inclusão e lazer de crianças com ou sem deficiência visual.

Esse programa é formado pelo produto LEGO® Braille Bricks e pela metodologia de uso, sendo uma iniciativa globalmente inovadora da Fundação Dorina em parceria com a Fundação Lego, e com o apoio da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) e do Centro de Promoção para a Inclusão Digital, Escolar e Social (CPIDES), por meio do Curso de formação para educadores.

O principal objetivo do programa é promover o aprendizado do Sistema Braille de forma lúdica, criativa e inclusiva durante o processo de pré-alfabetização e alfabetização de crianças com deficiência visual de 4 a 10 anos.

CRITÉRIOS

O Programa Braille Bricks Brasil prevê a doação do Kit LEGO® Braille Bricks e o curso de formação para uso do recurso pedagógico, sendo que:

• As parcerias são feitas com as secretarias municipais de educação e com as organizações especializadas na área da deficiência visual que atendem crianças de 4 a 10 anos de idade em processo de pré-alfabetização e alfabetização.
  • A escolha dos municípios que receberão as doações é feita pela Fundação Dorina.
  • De acordo com a parceria LEGO/Fundação Dorina, os kits não podem ser comercializados.
Foto de duas crianças, um menino e uma menina, brincando com peças coloridas do LEGO Brille Bricks em cima de uma bancada amarela.

A utilização do material poderá variar de acordo com a criatividade do professor e do estudante, tendo em vista sempre o conhecimento dos símbolos, a formação de palavras e frases, a montagem de objetos e muitas outras atividades pedagógicas.

Parceria global: Fundação LEGO

Patrocinador: Instituto João e Belinha Ometto

Apoiadores: Pinheiro Neto Advogados Associados e Polivias S/A Transportes e Serviços

Parceria técnica: UNESP e CPIDES

Parceria local:

• Secretaria Municipal de Educação de Franco da Rocha (SP).
  • Secretaria Municipal de Educação de Presidente Bernardes (SP)
  • Secretaria Municipal de Educação de Salvador (BA).

PARTICIPANTES

Entidades:

• Associação Filantrópica de Proteção aos Cegos (Presidente Prudente/ SP)
  • Instituto dos Deficientes Visuais de Catanduva (Catanduva/SP)
  • Associação Ituana de Assistência aos Deficientes Visuais “Escola de Cegos Santa Luzia” (Itu/SP)
  • Associação Brasileira de Assistência à Pessoa com Deficiência Visual LARAMARA (São Paulo/SP)
  • Centro de Promoção à Cidadania da Pessoa com Deficiência Visual (Americana /SP)
  • Associação de Amigos Deficientes Visuais de Assis e Região; Pró-Visão (Assis/SP)
  • Sociedade Campineira de Atendimento ao Deficiente Visual (Campinas/SP)
  • Instituto Riopretense dos Cegos Trabalhadores (S J do Rio Preto/SP)
  • Lar das Moças Cegas (Santos/SP)
  • Instituto de Cegos Padre Chico (São Paulo/SP)
  • Instituto Sul Mato Grossense Para Cegos “Florisvaldo Vargas” (Mato Grosso do Sul/MS)
  • União de Cegos do Rio Grande do Sul (Porto Alegre/RS)
  • Instituto de Cegos da Bahia. (Bahia/BA)
  • Fundação Dorina Nowill para Cegos (São Paulo/SP)

SOBRE O LEGO BRAILLE BRICKS

Sua origem data de 2016, quando a agência de publicidade Lew Lara/TBW criou e doou para a Fundação Dorina Nowill para Cegos o primeiro modelo do Braille Bricks, que consistia em peças semelhantes as do brinquedo LEGO® com o alfabeto Braille na sua parte superior.

Após muitos estudos e experimentos realizados pela Fundação Dorina Nowill, o modelo original recebeu modificações, com o objetivo de torná-lo mais preciso e mais inclusivo ao ser colocado o alfabeto em tinta nas peças. Chegando a esse novo modelo, a Fundação Dorina Nowill consegue, já no ano de 2017, que a Fundação LEGO realizasse uma pequena produção e a doação do kit LEGO Braille Bricks, para ser testado em um projeto piloto implantado em escolas públicas dos estados de São Paulo e Bahia.

Durante esse longo e inédito estudo, a metodologia e a capacitação do projeto foram elaborados pela Fundação Dorina Nowill, e contou com as importantes colaborações do Instituto Sul Matogrossense para Cegos Florisvaldo Vargas (ISMAC) e da Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”(UNESP).

Esse trabalho, que começou como uma excelente e inovadora ideia que não foi abandonada, depois de muita dedicação, negociações e conhecimentos acrescentados, finalmente foi concretizado. No ano de 2018, a Fundação LEGO entende a importância e a grandeza do projeto, assumindo o compromisso com o programa apresentado pela Fundação Dorina Nowill, concordando em produzir o brinquedo LEGO Braille Bricks.

O conceito LEGO Braille Bricks é uma metodologia baseada em brincar que ensina o Braille a crianças com deficiência visual com o intuito de alfabetizar brincando.

Cada peça no kit do LEGO Braille Bricks mantém seu formato original, mas, diferentemente de uma peça comum de LEGO, os relevos das peças são organizados para corresponder a números e letras do alfabeto Braille.

Cada peça tem a versão impressa do símbolo ou da letra, permitindo que crianças com e sem deficiência visual brinquem e aprendam juntas em pé de igualdade. Essa combinação engenhosa de recursos cria um novo mundo de aprendizado lúdico para ensinar Braille às crianças em um ambiente agradável.

O aprendizado do Braille, como recurso natural, é fundamental no processo de aprendizagem (alfabetização, leitura e escrita) em tenra fase de desenvolvimento. Indivíduos com deficiência visual no mundo todo dependem do Braille para trabalhar, estudar e aproveitar sua vida cotidiana ao máximo. Assim, o LEGO Braille Bricks, uma ferramenta educacional simples, mas altamente prática, ajudará educadores a ensinar uma série de habilidades necessárias para o progresso educacional dos estudantes.

Os kits LEGO são doados para escolas públicas e organizações especializadas selecionadas que trabalham com crianças com deficiência visual de 4 a 10 anos em processo de pré-alfabetização e alfabetização.

O uso do LEGO Braille Bricks não é recomendado para crianças menores de 4 anos.

O programa é totalmente sem fins lucrativos e os kits não podem ser comercializados.

fundacao dorina nowill projeto lego braille bricks fotos kit1

Fale com a nossa equipe