Serviços de Apoio à Inclusão

Habilitação e Reabilitação

A Fundação Dorina tem por missão habilitar e reabilitar pessoas cegas e com baixa visão para que sejam protagonistas de suas vidas com autonomia e independência, redescobrindo novas formas de fazer as atividades cotidianas.

Todos os atendimentos oferecidos pela instituição são gratuitos e não necessitam de encaminhamento. Os serviços de habilitação e reabilitação atendem crianças, jovens, adultos e idosos, sem restrição de idade.

Entre os serviços oferecidos pela Fundação, estão as seguintes áreas:

• Serviço Social;
  • Psicologia;
  • Pedagogia;
  • Terapia Ocupacional;
  • Fisioterapia;
  • Orientação e Mobilidade;
  • Oftalmologia;
  • Ortóptica.

Quando o cliente chega à Fundação, o atendimento sempre é realizado pelo Serviço Social, para que o profissional possa compreender as expectativas e necessidades, orientar sobre os atendimentos e demais questões que possam impactar no processo de habilitação e reabilitação. Após esse primeiro contato, a pessoa é encaminhada para Oftalmologia, que faz a validação da condição visual. Havendo resíduo visual, será encaminhada para atendimento em Ortóptica, que realiza o treino de recursos ópticos e melhor utilização do resíduo visual das pessoas com baixa visão.

Assim, cada pessoa é avaliada para definir quais são as demandas para garantir o melhor atendimento, seja individual ou em grupo.

Faz parte dos serviços da Fundação as orientações em relação à rede socioassistencial de atendimento nos territórios (unidades de saúde, serviços de assistência e proteção social, esporte, cultura e lazer), para que as pessoas cegas e com baixa visão possam manter as atividades sociais na região em que residem.

Mesmo após o término do processo de habilitação ou reabilitação, a Fundação permanece de portas abertas para que os clientes entrem em contato, caso precisem de novos atendimentos ou reciclagem das atividades já realizadas.

Dúvidas? Fale com a nossa equipe:

Durante a pandemia, foram iniciados os atendimentos de forma remota, o que fez com que a Fundação expandisse a habilitação e reabilitação a outros estados do Brasil. Por isso, mesmo com o retorno dos serviços presenciais, foi mantido esse modelo híbrido para atender continuamente e ampliar a capacidade de pessoas atendidas, levando mais autonomia e independência a lugares que não possuem serviços voltados à reabilitação visual.