Empregabilidade

O trabalho é uma etapa importante da vida adulta, que ajuda na construção da identidade, da autoestima e de vínculos sociais. Por isso, contribuir para que pessoas cegas e com baixa visão tenham a autonomia necessária para entrar no mercado de trabalho sempre foi um dos focos da Fundação Dorina.

Quem cuida do processo de promover o encontro entre os talentos da Fundação e as oportunidades de trabalho é a área de Empregabilidade. Para isso, ela mantém um banco de talentos, formado por pessoas que passaram pela reabilitação e outras pessoas cegas ou com baixa visão que tenham interesse em uma vaga no mercado de trabalho.

A equipe de Empregabilidade realiza entrevista com os talentos, com o objetivo de identificar características pessoais, competências, desejos e anseios, buscando ajudá-los a encontrar uma oportunidade que se encaixe nessas expectativas. Além disso, por meio de cursos gratuitos, palestras e outros eventos, esses candidatos são preparados para a entrevista e o dia a dia no trabalho.

Por outro lado, a Empregabilidade também possui um cadastro com empresas interessadas em contratar pessoas com deficiência. Assim como os candidatos são preparados, as empresas passam por um amplo trabalho de conscientização, para que as contratações desse público sejam além da necessidade de cumprir a lei de cotas, mas tenham um significado. O objetivo é promover a inclusão real, que representa ganhos para as pessoas e para as empresas.

O que fazemos

• Entrevistas de perfil profissional, orientação e encaminhamento de pessoas com deficiência visual para oportunidades de trabalho oferecidas por empresas parceiras;
  • Mantemos um Banco de talentos e uma plataforma de currículos de pessoas com deficiência visual com diversos perfis profissionais;
  • Apoio a empresas para análise de posto de trabalho e acessibilidade;
  • Apoio a área de recursos humanos para recrutamento e seleção
  • Sensibilizações, Workshops customizados para empresas e organizações com temáticas em relação a empregabilidade, deficiência, acessibilidade, Lei de Cotas entre outros.
Foto de uma sala com pessoas sentadas em cadeiras assistindo o professor dando aula ao centro.
fundacao dorina nowill para cegos empregabilidade antiga1

O serviço de Empregabilidade da Fundação Dorina Nowill para Cegos surgiu na década de 1950, como um serviço pioneiro de profissionalização e inclusão de pessoas cegas no mundo do trabalho.

Em 2023, foram mais de:

fundacao dorina nowill para cegos empregabilidade icone1

empresas
atendidas

fundacao dorina nowill para cegos empregabilidade icone3

pessoas
impactadas

Nosso Propósito

Promover a inclusão profissional de pessoas com deficiência visual e apoiar empresas neste processo.

O acesso ao trabalho digno é um direito humano básico!