Como usar

logo lbb
logomarca fundacao dorina nowill para cegos fundo transparente horizontal

O kit LEGO® Braille Bricks é formado por:

• 1 (uma) caixa de plástico transparente com 340 peças coloridas (5 cores), cada peça representa uma letra, número ou símbolo matemático em braille e a letra convencional correspondente. Os símbolos matemáticos estão na cor branca;
  • 1 (um) separador de peças
  • 3 (três) pranchas para montar.

A utilização do material poderá variar de acordo com a criatividade do professor e do estudante, tendo em vista sempre o conhecimento dos símbolos, a formação de palavras e frases, a montagem de objetos e muitas outras atividades pedagógicas.

O recurso pedagógico LEGO® Braille Bricks não é recomendado para crianças menores de quatro (4) anos de idade devido ao risco de asfixia, o que é uma precaução semelhante com outros produtos LEGO®.

Além do tamanho adequado, os símbolos em Braille têm representação tátil, relevo perceptível e obedecem ao modelo original da cela Braille.

Vídeo de instruções de uso do Lego Braille Bricks, com Ika Fleury

Primeiros passos com o LEGO® Braille Bricks

01

Reunir um grupo de crianças, incentivando-as a explorar, manusear, brincar, reconhecer sua forma, peso, tamanho dos orifícios e pontos salientes em cada uma das peças.

02

Informar e discutir com as crianças sobre a importância de aprender a ler e escrever para nossa vida, esclarecendo que as criançascegas e com baixa visão também aprendem a ler e escrever, porém por meio do Sistema Braille.

03

Identificar e explicar que cada peça é uma cela braille e corresponde a um símbolo da escrita em alfabeto convencional.

04

Incentivar as crianças a utilizar as peças para montar objetos simples, tais como: casa, robô, avião, figuras geométricas e outros.

05

Mostrar detalhadamente cada uma das peças, trabalhando os conceitos de esquerda, direita, em cima, no meio, embaixo, usando também a prancha para fixação do LEGO® Braille Bricks.

06

Ensinar algumas letras e iniciar as atividades com a letra do nome da criança.

07

Ensinar como se representa em Braille o sinal de número e os numerais de 1 a 0 (letra A a J), com o símbolo correspondente (pontos 3, 4, 5 e 6), que deve anteceder o número que se deseja representar.

08

Propor para as crianças que encontrem no ambiente outros objetos que comecem com a mesma letra que inicia o seu nome.

09

Utilizar pequenos objetos de interesse das crianças, tais como: bola, bala, pote, cubo, que depois de explorados possam formar as palavras correspondentes em Braille, fixando-as na prancha.

10

Motivar as crianças utilizando bolinhas, calendário, relógio ou outros objetos, para representar a quantidade concreta em numerais correspondentes em Braille, sempre de forma lúdica.

11

Explicar que, da mesma forma que acontece na escrita comum, devemos deixar um espaço entre uma palavra e outra.

12

fundacao dorina nowill projeto lego braille bricks fotos kit1