Amor de pai supera qualquer barreira

Toda segunda-feira à tarde eles estão aqui. Chegam sutilmente e esperam para o atendimento com a pedagoga Karina Zuniga, que começa às 17h. Estamos falando de Moisés e Iago, pai e filho, que frequentam a Fundação Dorina Nowill para Cegos há três meses.

Moisés dos Santos Cruz é um paulista de 34 anos que passou toda sua infância na região da Freguesia do Ó. Com 19 anos, casou-se com Tábatha Meneses Rabelo da Cruz e, após dois anos, teve seu primeiro filho, Iago Rabelo Cruz. Uma criança saudável, que trouxe muita alegria para seus pais.

Quando Iago completou um ano de idade, a família mudou-se para a região de Barueri, onde vivem atualmente. Tudo corria bem na vida da família Cruz, até que aos 10 anos de idade Iago começou a sentir um grande incômodo em sua vista. De médico em médico, sem um diagnóstico preciso, Moisés e sua esposa viam a situação se agravar, até que em 2018, aos 12 anos, Iago sofreu uma piora repentina e perdeu 80% de sua visão.

O menino, já adolescente, que cursava a 6ª série do ensino fundamental, foi finalmente diagnosticado com Retinopatia de Stargardt, forma mais comum de degeneração macular juvenil congênita, que leva à perda progressiva da visão.

“Foi um grande baque para todos nós. Nenhum pai espera isso para seu filho e a gente se pergunta o porquê. Somos novos, não temos histórico na família, mas Deus sabe de todas as coisas e o que podemos fazer agora é apoiá-lo e seguir em frente”, conta Moisés.

Relação entre pai e filho

Ter uma boa estrutura familiar é primordial na vida de qualquer pessoa. E quanto a isso, Iago não tem com o que se preocupar, já que seus pais estão presentes com ele o tempo inteiro.

Descrição da imagem: foto de Iago em meio perfil, do pescoço pra cima, sorrindo. Ao fundo, do lado direito, Moisés está sentado em um banco colorido.

“A nossa relação é muito boa, a gente tira a maior onda (risos). Além de um filho, eu tenho um parceiro. Onde está um está o outro, seja em viagens, futebol ou festas na escola. Eu e a mãe dele nunca nos restringimos por causa da sua condição”, afirma o pai que se considera uma nova pessoa após o nascimento de seu filho.

A parceria de Moisés e Iago também é bem notada aqui na Fundação. Toda a semana o pai traz seu filho para o atendimento que começou em maio deste ano, após a indicação de seu oftalmologista.  Aqui, ele já passou pela assistente social e pela ortoptista, passa atualmente com a pedagoga e, em breve, vai passar com a psicóloga. “Isso é o mínimo que eu posso fazer por ele. E agradeço a todos que estão nos apoiando”, completa o pai.

Futuro de esperanças

Uma das coisas que Moisés mais admira em seu filho é seu jeito extrovertido e brincalhão, algo que ele próprio considera ter passado como herança. Outra virtude de Iago é a sua capacidade de sonhar e planejar seu futuro. Seu pai revelou que ele deseja morar fora do Brasil, nos Estados Unidos, para ter acesso a mais recursos.

“Ele também falava que queria trabalhar comigo, na construção civil, mas para mim só se for como engenheiro (risos). Eu quero que ele estude para ter um cargo melhor”, afirmou Moisés, que também sonha com o futuro do filho. “A gente é pai e nunca perde a fé. Sonho que ele seja independente para seguir a vida dele”, completa.

A todos os pais que, assim como Moisés, dão o melhor de si para seus filhos, batalhando para que tenham uma vida de oportunidades e realizações, a Fundação Dorina Nowill para Cegos deseja um Feliz Dia dos Pais!