Paralimpíadas 2020: conheça o Goalball

Goalball é um esporte exclusivo para pessoas com deficiência visual.

O jogo é baseado nas percepções táteis e auditivas.

As equipes são formadas com três jogadores titulares de cada lado e o jogador deve que está com a posse, deve lançar a bola na direção do gol adversário para tentar marcar pontos. Cada equipe tem sua vez de atacar e defender.

Os jogos são realizados em quadras com dimensões parecidas com as quadras de vôlei e com dois tempos de 12 minutos.

O arremesso tem que ser rasteiro ou ao menos tocar uma vez nas áreas obrigatórias. Quanto à bola, ela tem um guizo em seu interior que emite sons e por isso não pode haver barulho no ginásio durante as jogadas.

O esporte foi criado em 1946 pelo austríaco Hanz Lorenzen e pelo alemão Sett Reindle com a intenção de reabilitar veteranos da Segunda Guerra Mundial que perderam a visão.

Os maiores vencedores são:

• Norte-americanos com três medalhas de ouro
  • Dinamarca
  • Finlândia

O Brasil tem uma medalha de prata no goalball conquistado em Londres 2012.

Ao contrário de outras modalidades paralímpicas, o goalball foi desenvolvido exclusivamente para pessoas com deficiência visual. A quadra tem as mesmas dimensões das de vôlei (9m de largura por 18m de comprimento).

As partidas são realizadas em dois tempos de 12 minutos, com 3 minutos de intervalo.

Conheça o goalball

Cada equipe conta com três jogadores titulares e três reservas. De cada lado da quadra, há um gol com 9m de largura e 1,30m de altura. Os atletas são, ao mesmo tempo, arremessadores e defensores.

O arremesso deve ser rasteiro ou tocar pelo menos uma vez nas áreas obrigatórias. O objetivo é balançar a rede adversária.

A bola tem um guizo em seu interior para que os jogadores saibam sua direção. O goalball é um esporte baseado nas percepções tátil e auditiva, por isso não pode haver barulho no ginásio durante a partida, exceto no momento entre o gol e o reinício do jogo e nas paradas oficiais. A bola tem 76 cm de diâmetro e pesa 1,25 kg.

Particularidades

• Deficiência: Visual
  • Quadra: Mede 9m X 18m. A rede tem 9m X 1,3m
  • Gênero: Todos
  • Regras: O jogo é dividido em dois tempos de 12 minutos cada, com três minutos de intervalo. Todos os jogadores exercem, ao mesmo tempo, as funções de ataque e defesa. Há um guizo no interior da bola para emitir sons
  • Time: 6 jogadores, sendo 3 titulares e 3 reservas

Classes no Goalball

Nesta modalidade, os atletas deficientes visuais das classes B1, B2 e B3 competem juntos. Todas as classificações são realizadas por meio da mensuração do melhor olho e da possibilidade máxima de correção do problema.

Todos os atletas, independentemente do nível de perda visual, utilizam uma venda durante as competições para que todos possam competir em condições de igualdade.

• B1: Cegos totais ou com percepção de luz, mas sem reconhecer o formato de uma mão a qualquer distância
  • B2: Atletas com percepção de vultos
  • B3: Atletas que conseguem definir imagens