Projeto Incentivado

imagem fundo projetos incentivados fundacao dorina nowill para cegos
Em Execução

NA PONTA DOS DEDOS – LIVROS ACESSÍVEIS

Termo de fomento: PRONAC 223101

Objetivo Geral

Ampliar o repertório cultural de pessoas com deficiência visual em todo Brasil, por meio do acesso a informação, através da distribuição gratuita de livros acessíveis e atividades de fomento à leitura inclusiva.
Atendimento direto ao Art. 2 – Decreto 10.755 de 2021:
“Na execução do PRONAC, serão apoiados programas, projetos e ações culturais destinados às seguintes finalidades:
I – valorizar a cultura nacional, consideradas suas várias matrizes e formas de expressão;
II – estimular a expressão cultural dos diferentes grupos e comunidades que compõem a sociedade brasileira;
[…]
V – incentivar a ampliação do acesso da população à fruição e à produção dos bens culturais;
VI – fomentar atividades culturais com vistas à promoção da cidadania cultural, da acessibilidade artística e da diversidade; […]”

Objetivos específicos

1. PRODUTO LIVRO: Editar 13 novos títulos e reproduzi-los em exemplares em formatos acessíveis, distribuídos gratuitamente às organizações (bibliotecas e instituições de ensino) de todo o país e patrocinadores, nas áreas de literatura clássica, infanto-juvenil, nacional, estrangeira, áreas especiais, e também com atenção aos best-sellers do momento, nos seguintes formatos: a) Formato Braille: 3 títulos com tiragem de 1.000 exemplares cada título, totalizando 3.000exemplares distribuídos. b) Formato Digital Acessível: 13 títulos de até 200 páginas (10 somente nesse formato + os 3 títulos do formato braille), disponibilizado na Biblioteca Digital do proponente (Dorinateca). 2. PRODUTO SEMINÁRIO / SIMPÓSIO / ENCONTRO / CONGRESSO / PALESTRA: Executar oficinas (percurso formativo) na área de Leitura Inclusiva conduzido pela Rede de Leitura Inclusiva, em formato remoto (ao vivo e online) com abrangência nacional. (https://novo.redeleiturainclusiva.org.br/).

Cronograma

Prazo de captação: não disponível
Data de aprovação: 26/12/2022
Data de início: 01/07/2023