Setembro Amarelo: Como identificar um comportamento suicida

Você sabia que o suicídio é a quarta principal causa de morte entre pessoas com idade entre 15 e 29 anos? E mais! Enquanto o número de pessoas que tiram a própria vida diminui mundo afora, no Brasil a estatística é contrária. A taxa de suicídio entre os adolescentes de 10 a 19 anos aumentou 24% entre 2006 e 2015.

Em termos gerais, a cada 46 minutos, alguém põe fim à própria vida no Brasil. Esses são dados da Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos (ABRATA), que lançou a campanha “Na Direção da Vida: Depressão sem Tabu”, uma iniciativa brasileira planejada para somar esforços ao movimento mundial Setembro Amarelo.

Prevenir o suicídio é a grande luta da campanha, que aponta a depressão como principal causa de morte desses casos. Mas, como identificar um comportamento suicida em tempo de preveni-lo?

Tudo começa pela atenção

Não há uma “receita” para detectar quando uma pessoa está vivenciando uma crise suicida. Entretanto, ela pode dar certos sinais que devem chamar a atenção em seus núcleos sociais, conforme orienta a ABRATA.

Na escola ou no trabalho, por exemplo, é possível observar quando alguém apresenta mudanças súbitas que afetem seu desempenho, ou declínio repentino no seu rendimento. Faltas repetidas ou diminuição no interesse pelas atividades também são sinais de alerta.

Na família, se a pessoa começa a ter mudanças nos hábitos alimentares ou no sono, faz menções repetidas sobre morte, decide doar pertences valiosos ou até começa subitamente a organizar documentos, ela pode estar em risco.

Isolar-se, romper vínculos importantes, consumir drogas ou soltar frases como “Vou desaparecer” ou “Vou deixar vocês em paz” também podem significar uma crise suicida. E saber reconhecer esses sinais em si mesmo ou em alguém próximo a você pode ser o primeiro e mais importante passo para uma recuperação.

Prevenir é o melhor remédio

Lidar com a depressão, que por consequência pode causar o suicídio, não é uma missão fácil. A sua complexidade causa dúvidas, gera preconceitos e inibição. No entanto, ela não é impossível de ser superada. E é sobre isso que trata a iniciativa disseminada pela ABRATA.

Utilizando a figura do girassol, a campanha “Na Direção da Vida: Depressão sem Tabu” faz uma alusão entre o processo da flor, que vai em busca da luz do sol para crescer e florescer, com a luta das pessoas depressivas em busca do seu fortalecimento.

O “Manifesto em favor da Vida”, no site da ABRATA, reforça a seriedade e a urgência com que a sociedade deve encarar a depressão. E o quanto as pessoas com este transtorno devem trilhar um caminho de apoio, respeito e confiança, “caminhando rumo ao sol, na direção da vida”, assim como acontece com o girassol. Você pode assistir ao vídeo completo do manifesto clicando AQUI.

Com a proposta de fomentar um diálogo franco sobre o assunto, em diversas formas de expressão e com o apoio de personalidades, a campanha prevê impactar o dia a dia das pessoas e movimentá-las a contribuir para a construção de um ambiente social, com mais informações e menos tabus em relação à depressão, ao suicídio e suas possibilidades de prevenção.