banner site fundacao dorina nowill central de formacoes cursos acessibilidade e inclusao foto modelo

Chegou a nova plataformade cursos da Fundação Dorina.

Agora, ficou ainda mais fácil acessar os conteúdos criados com exclusividade pelos nossos instrutores.

72 anos de luta pela inclusão de pessoas com deficiência visual no Brasil

No dia 11 de março, a Fundação Dorina Nowill para Cegos comemora seu 72º aniversário. Com a primeira Imprensa Braile do país – a maior em capacidade de produção da América Latina – e pioneirismo no uso de ferramentas de acesso à leitura – livro braile, audiolivro, digital acessível – a Fundação Dorina trabalha para que crianças, jovens e adultos cegos e com baixa visão sejam incluídos em diferentes cenários sociais.

Tudo começou em 1946, quando a já ativista pelos direitos das pessoas cegas, Dorina de Gouvêa Nowill, criou a Fundação para o Livro do Cego no Brasil, que em 1991 receberia o nome atual em homenagem à sua fundadora. Em 1950, Dorina pleiteou, nos Estados Unidos, junto à Kellog Foundation, a doação de uma Imprensa Braile.

Em 1952, a Fundação estabeleceu sua nova sede no atual endereço, na Rua Dr. Diogo de Faria. Quarenta e quatro anos depois, em 1996, estruturou os serviços de atendimento especializado e a produção de novos formatos para livros acessíveis.

História, portanto, é o que não falta para a Fundação Dorina Nowill para Cegos. São mais de sete décadas de luta na construção de uma vida mais digna para as pessoas com deficiência visual, seja no acesso à educação, à cultura e ao entretenimento, seja na difícil batalha pelo primeiro emprego, na quebra de preconceitos e paradigmas e, principalmente, no simples ato de se relacionar com quem é diferente.

Que venham mais 72 anos de luta, muitos projetos, memórias e conquistas em nossa causa! Já dizia a própria Dorina de Gouvêa Nowill:

“Sucesso é conseguir realizar aquilo que sonhamos e em que acreditamos”.