Atrações culturais com acessibilidade em São Paulo

São Paulo  é uma das cidades mais ricas do mundo em opções de lazer e cultura! Aqui, temos diversos museus, teatros, cinemas, concertos, parques e mais uma infinidade de lugares para visitar!

Mas, e os lugares para visitar com acessibilidade? Será que São Paulo continua sendo rica em opções? Afinal de contas, pessoas com deficiência visual também querem visitar os mesmos museus, teatros, cinema e parques. Pensando nisso, resolvemos listar algumas dicas!

Biblioteca Louis Braille

Que tal aproveitar o mês de julho e dar uma passadinha na Biblioteca Louis Braille?

A biblioteca nasceu acessível já que foi idealizada por  Dorina Nowill e viabilizada em 1947 por Lenyra Fraccarolli, que na época era diretora da atual biblioteca Monteiro Lobato.

O espaço faz parte do Centro Cultural São Paulo, ao lado da estação Vergueiro do Metrô e conta com cerca de 5 mil títulos, entre livros em braile e livros falados, além de computadores e scanners com programas específicos para acessibilidade dos frequentadores.   Horário de funcionamento: Terça a sexta, das 10h às 19h

Sábados, das 10h às 18h
Fechada aos domingos, feriados e pontos facultativos
(A entrada é permitida até 30 minutos antes do fechamento)
Contato: 3397-4088

Biblioteca Parque Villa-Lobos

Descrição da imagem: foto da parte interna da Biblioteca do Parque Villa-Lobos. Na entrada há uma mesa branca de recepção, ao centro há uma grande estrutura circular com colunas curvas de madeira e, dentro dela, dezenas de puffs e bancos, além de dezenas de pessoas sentadas e circulando. Ao fundo há diversas estantes de livros.

A Biblioteca Parque Villa-Lobos tem um dos parques de acessibilidade mais completos de São Paulo! Além disso, é uma das mais de 3 mil instituições que recebem as  publicações da Fundação Dorina, permitindo também a acessibilidade para pessoas com deficiência visual. De tão especial, nesse ano,  o local foi escolhido  para a realização do evento Parceiros de Visão, em que a Fundação Dorina apresenta as principais conquistas do ano e homenageia as empresas que apoiam a instituição. Além de a biblioteca contar com livros em braille, áudio e computadores adaptados, eles contam todos os meses com uma programação diversificada que reúne atividade de interesse para todos os públicos.

Mais informações: https://bvl.org.br/sobre/#

Pinacoteca

Descrição da imagem: foto colorida de um grupo de visitantes da Pinacoteca tateando uma obra e sorrindo. Eles formam um círculo ao redor da escultura de uma mulher deitada de bruços. A obra está na altura da cintura das pessoas. Fim da descrição.

A Pinacoteca é o museu mais antigo da cidade de São Paulo! Fundada em 1905, conta com um amplo acervo e programação diversificada. Aqui, a dica é para conhecer a Galeria Tátil, , inaugurada em 2009 com  presença de Dorina Nowill, que sempre  participou das atividades desenvolvidas pelo o Programa Educativo para Públicos Especiais ­(PEPE). Em 2010, após a sua morte, a Pinacoteca resolveu homenageá-la com um totem na mesma Galeria.

Para mais informações acesse: pinacoteca.org.br

Centro de Memória Dorina Nowill

A Fundação Dorina é aberta ao público para visitas guiadas!

Na visita, é possível conhecer de perto o legado dessa mulher que mudou e ainda muda a vida de milhares de pessoas com deficiência visual.   Aqui, há a replica da sala onde a Dorina trabalhava, a imprensa braille – hoje uma das maiores do mundo em capacidade de produção –  e a sala da exposição com diversos objetos históricos, como a pauta braille (peça que viabilizou a produção dos primeiros livros em braille sem uso de máquinas ou regletes nos anos 1945 a 1948) e o primeiro aparelho de livro falado.

As visitas são gratuitas, acontecem de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 09h00 às 16h30 e precisam ser agendadas previamente!

Agende já a sua visita: (11) 5087-0955 ou centrodememoria@fundaçãodorina.org.br

Dorinateca

Descrição da imagem:reprodução da tela inicial da Dorinateca, que conta com barra de busca de títulos, espaço para login e notícias da Fundação Dorina.

Agora, caso você não consiga visitar as nossas dicas de cultura, não se preocupe, a Fundação Dorina conta com a Dorinateca e a Biblioteca Circulante do Livro Falado, com mais de 5 mil títulos que podem ser acessados gratuitamente por pessoas com deficiência visual.

Lembrando que as escolas, organizações, instituições  e bibliotecas  podem se cadastrar na Dorinateca e aproveitar todo o acervo de forma gratuita.

Mais informações acesse: http://www.dorinateca.com.br/ ou entre em contato pelo e-mail: [email protected] ou telefone 11. 5087.0990