banner site fundacao dorina nowill central de formacoes cursos acessibilidade e inclusao foto modelo

Chegou a nova plataformade cursos da Fundação Dorina.

Agora, ficou ainda mais fácil acessar os conteúdos criados com exclusividade pelos nossos instrutores.

Coleção Regionais leva 63 mil livros acessíveis a pessoas com deficiência visual

A Fundação Dorina Nowill para Cegos tem o prazer de apresentar a “Coleção Regionais – a cultura brasileira em suas expressões”! O projeto, lançado nesta quarta (30) em um evento especial na Fundação Dorina, espalha a leitura inclusiva pelos quatro cantos do país e leva toda a riqueza da nossa cultura a milhares de pessoas com deficiência visual!

São 63 mil livros acessíveis nos formatos braille, audiolivro, digital e em fonte ampliada. Confira abaixo o vídeo de apresentação do projeto:

A coleção é composta por livros de culinária, folclore, turismo, literatura e música das cinco regiões do Brasil, e vai beneficiar cerca de 3 mil bibliotecas, escolas e instituições que trabalham pela leitura inclusiva!

“A Coleção pode ser considerada a publicação mais completa sobre a diversidade brasileira, em formato acessível, particularmente para pessoas com deficiência visual, que poderão se reconhecer e relembrar suas raízes culturais, quer pelas expressões na cultura, na música, na literatura e em outras formas”, afirma Ika Fleury, presidente do conselho curador da Fundação Dorina.

Descrição da imagem: foto de dezenas pessoas sentadas em cadeiras de madeira dispostas em um semicírculo. À frente delas e à esquerda na foto está Ika Fleury, de pé, falando ao microfone. Ela usa vestido vermelho. Fim da descrição.
Espaço onde funciona a gráfica da Fundação Dorina recebeu mais de 80 pessoas para o lançamento da Coleção Regionais

Construção coletiva

Os livros serão apresentados em rodas de leitura  em 20 municípios de todo o país com o apoio da Rede Nacional de Leitura Inclusiva, formada pela Fundação Dorina desde 2013.

A primeira delas foi realizada para alunos e familiares da Biblioteca Maria Firmina dos Reis no próprio evento de lançamento. Localizada na zona leste de São Paulo, a biblioteca é uma das organizações que receberão os livros acessíveis da Coleção.

“Ficamos encantadas com todo o conteúdo do projeto! Temos muitas pessoas com deficiência visual ávidas por leitura na nossa região e essa Coleção trará um benefício enorme a todos!”, conta a bibliotecária Charlene Lemos.

Descrição da imagem: foto de adultos e crianças, alguns sentados em cadeiras, outros em tapetes coloridos, com livros nas mãos. De frente para eles e do lado direito da foto estão duas moças e um rapaz. Eles estão sentados no chão, com livros abertos nas mãos. Fim da descrição.
A primeira das 20 rodas de leitura  foi realizada com alunos e familiares de biblioteca da zona leste de São Paulo

Apoio

O lançamento da Coleção contou com a presença de mais de 80 pessoas, entre clientes, funcionários e patrocinadores, como o presidente do Conselho de Administração do Banco Bradesco, Lázaro de Mello Brandão, e o superintendente executivo Luiz Antônio de Souza. Além deles, estiveram presentes Milton Hage (Empresas Rodobens), Regina Celia Jorge (Libbs Farmacêutica), Luiza Ferraz (Standard and Chartered), Regina Nunes (Standard and Poors), Gleici Donini de Souza (Cielo), Elena Galiano e Eloisa Mello (IFF), José Roberto Marcelino dos Santos (Banco Safra), Larissa Madaleno (Instituto Vedacit e Center Norte), Durval dos Santos Junior (Faber-Castell), Mario Valdo (Moog) e Tarcísio Felisardo (Tegma Gestão Logística), entre outros.

A Coleção Regionais é um projeto apoiado pela Lei Roaunet do Ministério da Cultura e patrocinado pelas empresas:

• Bradesco
  • Companhia de Navegação Norsul
  • Telemont
  • Gasmig
  • Indústria Gráfica Brasileira Ltda.
  • Mineração Jundu
  • Tegma