Dia Internacional da Pessoa com Deficiência e Dia de Doar: o que as duas datas têm em comum?

Para nós, da Fundação Dorina Nowill para Cegos, e toda a população de pessoas com deficiência pelo mundo – mais de um bilhão, segundo a Organização das Nações Unidas – hoje é um dia muito importante. Um dia de luta, de reflexão e de posicionamento sobre as importantes conquistas já adquiridas: o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência!

O dia 3 de dezembro foi instituído em outubro de 1992, portanto, há 27 anos essa data representa os esforços de milhares de pessoas em busca da conscientização da sociedade sobre os assuntos relacionados à deficiência, como a inclusão, a igualdade, a autonomia e a promoção de direitos.

Mas a quem esta data se refere? Segundo a  Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (ONU, 2006), pessoas com deficiência são “aquelas que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual, ou sensorial os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas”.

Dados atualizados do Censo 2010 do IBGE apontam que, entre as várias deficiências, a visual é a que mais afeta os brasileiros, sendo mais de 6,5 milhões de pessoas, o que representa 42% do total de 15,7 milhões de pessoas com deficiência no país. É neste cenário que a Fundação Dorina atua há mais de 75 anos.

Nossa fundadora viveu plenamente e trabalhou incansavelmente na construção de uma sociedade inclusiva, para a garantia de direitos e, principalmente, pelo acesso de todas as pessoas. Neste ano de seu centenário, percebemos o quanto seu legado permanece vivo e transformando vidas diariamente. É por isso que, neste momento, nos posicionamos urgentemente sobre o Projeto de Lei 1615/2019, que dispõe sobre a classificação da visão monocular como deficiência visual e sobre o Projeto de Lei 6159/2019, que propõe a desmobilização da Lei de Cotas, de 1991. Veja aqui o nosso posicionamento na íntegra e nos apoie!

Nos ajude a fortalecer essa causa

Hoje, também, acontece o Dia de Doar – um movimento global de promoção da generosidade e solidariedade por meio da cultura da doação, capaz de gerar conexão entre pessoas e causas. E a edição de 2019 não poderia ter caído em melhor data!

Que tal aproveitar esse momento para fortalecer a causa defendida pelo Dia Internacional da Pessoa com Deficiência? Você pode fazer isso contribuindo com as ações que impulsionam o trabalho da Fundação Dorina. Veja como ajudar:

BBBEM Outlet na Fundação

A partir de hoje, até o dia 05 de dezembro, acontece na Fundação um bazar de marcas famosas de moda infantil, feminina e masculina. Os preços variam a partir de R$ 19,90 e podem ser parcelados até 6x sem juros. Hoje e amanhã acontece das 10h às 20h e, no dia 05, das 10h às 17h. Parte da renda será revertida para nós. Aproveite!

Mostra Roberto Camasmie

Ainda nesta semana, de 05 a 07 de dezembro, o artista plástico realiza uma mostra incrível em sua galeria com pinturas de Anjos e Querubins para o Natal. Os preços estão imperdíveis e parte da renda também será revertida para a Fundação! A abertura da mostra acontece no dia 05, das 16h às 20h. No dia 06, o local abre das 09h30 às 18h e no dia 07, das 10h às 14h. A Galeria Roberto Camasmie está localizada na Rua Bela Cintra, 1992. Participe!

Outlet Jeans

Esta é mais uma oportunidade para você garantir as compras do final de ano! Nos próximos dias 10 e 11 de dezembro, acontecerá na Fundação uma grande venda de calças, shorts e outras peças jeans das mais famosas marcas novas e originais, como ZOOMP e muitas outras. Parte da renda será revertida para a Fundação! As vendas acontecerão das 09h às 18h, nos dois dias. Anote na sua agenda!

E ainda estamos com importantes campanhas de final do ano: Sorteio de bikes elétricas, que você pode saber mais detalhes em fdnc.org/sorteio; Calendário Acessível 2020, que você pode adquirir em fdnc.org/calendario; e doação de Imposto de Renda, que você pode seguir o passo a passo em fdnc.org/anajulia. Com a sua doação, aumentamos a nossa força!