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Fundação Dorina Nowill para Cegos celebra educadores que constroem inclusão com o III Prêmio LEGO® Braille Bricks

Foto mostra a sala do projeto LEGO Braille Bricks. Ao centro, duas mesas com os kit do LEGO Brille Bricks,

Iniciativa, que antecipa as comemorações de 80 anos da instituição, premiou as melhores práticas pedagógicas com LEGO® Braille Bricks e apresentou um ambiente dedicado à acessibilidade

Em uma dupla celebração que uniu homenagem e inovação, a Fundação Dorina Nowill para Cegos realizou, no dia 13 de outubro, a cerimônia do III Prêmio LEGO® Braille Bricks — um evento que também antecipou as comemorações do Dia dos Professores (15). A iniciativa reconheceu o trabalho de educadores certificados que aplicam o material em sala de aula ou em parceria com outros docentes, promovendo uma educação verdadeiramente inclusiva. Além de celebrar o impacto desses projetos, o prêmio busca inspirar novas práticas pedagógicas em todo o país. A ocasião também marcou a inauguração de um novo espaço dedicado à formação e à acessibilidade na sede da instituição, em São Paulo.

O prêmio valoriza o uso do LEGO® Braille Bricks, uma ferramenta pedagógica que combina os blocos de montar com a grafia em Braille e tinta. O recurso permite que crianças com e sem deficiência visual aprendam juntas de forma lúdica e interativa, estimulando a autonomia e a colaboração. A iniciativa reforça a importância do Braille como o único meio de alfabetização para pessoas nascidas cegas ou que perderam a visão antes de serem alfabetizadas. E o prêmio vem destacar os projetos que estimulam a autonomia e o aprendizado de maneira divertida e significativa.

Nesta edição, a premiação destacou três projetos por sua criatividade e impacto, com prêmios viabilizados por patrocinadores, que destinam uma verba específica a esse momento:
 

1º lugar: Vilma Gonçales – Santa Terezinha de Itaipu/PR

Resumo do Projeto: O projeto “Avisos e Bilhetes na Vila dos Três Porquinhos”, foi realizado na Escola Municipal Nossa Senhora do Carmo (PR) com alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. Teve como objetivo trabalhar os gêneros textuais bilhete e aviso a partir da história dos Três Porquinhos, utilizando o LEGO® Braille Bricks como recurso lúdico e inclusivo.

As atividades envolveram leitura, escrita, construção de palavras, produção de textos e montagem das casinhas dos personagens, garantindo a participação ativa de uma aluna com deficiência visual. O projeto promoveu cooperação, empatia e aprendizagem multissensorial, demonstrando que o LEGO Braille Bricks é um instrumento versátil para o ensino inclusivo e o desenvolvimento da alfabetização de todos os alunos.
 

2º lugar: Brenna de Souza Orrico de Azevedo – Santa Terezinha de Itaipu/PR

Resumo do Projeto: O Projeto “Contando com Todos: Matemática, Inclusão e Imaginação com Lego Braille Bricks” foi desenvolvido em uma escola municipal do Paraná com alunos do 3º ano do ensino fundamental, incluindo crianças com e sem deficiência. 

De forma simples, o projeto mostrou como o uso do Lego Braille Bricks — peças de montar com marcações em Braille — pode ajudar todos os alunos a aprender matemática de maneira divertida, acessível e colaborativa. Durante 12 encontros, as crianças participaram de atividades práticas e lúdicas para compreender melhor números, operações e padrões, sempre com apoio da mascote “Leguinho”, criada pela turma com materiais recicláveis.

O principal resultado foi que os alunos aprenderam mais, se envolveram melhor nas aulas e desenvolveram autonomia, respeito e cooperação, mostrando que é possível ensinar de forma inclusiva e prazerosa para todos.

3º lugar: Camila Fernanda da Silva Celestino  Ribeirão Preto/SP

Resumo do Projeto: Este trabalho apresenta um projeto pedagógico voltado à alfabetização e à inclusão educacional de crianças cegas, com idades entre 4 e 7 anos, utilizando o LEGO® Braille Bricks como ferramenta de aprendizagem lúdica e acessível.

O projeto tem como objetivo estimular a leitura e a escrita de forma inclusiva, promovendo também a interação entre alunos com e sem deficiência visual. Baseia-se nos fundamentos da Educação Inclusiva, valorizando os recursos táteis e as metodologias participativas e multisensoriais, que contribuem para o desenvolvimento cognitivo, linguístico e social das crianças, além de fortalecer valores como cooperação, empatia e respeito às diferenças.

Durante a implementação, observou-se um alto nível de engajamento dos estudantes e avanços significativos na leitura e na escrita tátil, mesmo entre aqueles em fase inicial de alfabetização. O uso do LEGO Braille Bricks também favoreceu o desenvolvimento da autonomia, da criatividade e do prazer em aprender, promovendo a inclusão e a participação ativa no processo educativo.

O projeto está alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), contemplando os campos de experiências e direitos de aprendizagem, respeitando as especificidades dos alunos com deficiência visual e fortalecendo práticas pedagógicas inclusivas.

Embora a inovação muitas vezes seja associada à tecnologia, este trabalho reforça que inovar também significa ressignificar os recursos existentes, transformando-os em ferramentas potentes de transformação social e educacional. Assim, o LEGO Braille Bricks se consolida como um instrumento inovador e acessível para a prática pedagógica, reafirmando o compromisso com uma educação equitativa, inclusiva e significativa para todos.
 

Um novo espaço para a educação inclusiva

Além da premiação, a Fundação Dorina inaugurou uma sala dedicada exclusivamente ao projeto LEGO® Braille Bricks. O ambiente foi criado para ser um polo para educadores, compartilhamento de boas práticas e demonstração do potencial da ferramenta, ampliando o conhecimento sobre a alfabetização em Braille.

“Celebrar o Prêmio LEGO® Braille Bricks e ainda inaugurar este novo espaço é um marco para nós, especialmente às vésperas de um momento tão simbólico como os 80 anos da Fundação Dorina no ano que vem. Esta iniciativa reforça nosso compromisso histórico com a inclusão e com o empoderamento de educadores, que são peças-chave na construção de uma sociedade mais acessível”, afirma Ika Fleury, Coordenadora Geral do Programa LEGO Braille Bricks e membro do Conselho de Curadores da Fundação Dorina Nowill para Cegos.

O evento contou com a presença de importantes representantes da causa, como Marcelo Tabacchi, CEO da Faber-Castell Brasil; Adriana Alvarenga, chefe do Escritório do UNICEF em São Paulo; e Marcos da Costa, secretário estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo.

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