Objetivo do encontro: Apresentar números e dados do impacto positivo no país, que o LEGO® Braille Bricks teve em relação à acessibilidade e interações entre os participantes do evento, que visitaram as instalações da Fundação.

O concurso foi direcionado aos educadores brasileiros que possuem a certificação no curso Braille Bricks e promovem em suas aulas a educação inclusiva por meio do recurso pedagógico, que ajuda na alfabetização e desenvolvimento de diversas crianças cegas e com baixa visão nas escolas.

Os interessados puderam submeter seus trabalhos até o dia 23/06/2023 conforme pré-requisitos do edital – escrito por Prof. Dr. Klaus Schlunzen Junior – dentre eles:

Os professores teriam que comprovar estarem trabalhando em 2023 em escola pública de educação básica ou instituição especializada em deficiência visual; apresentar o certificado de conclusão do curso disponibilizado ao final do curso aos aprovados seguindo requisitos para conclusão; submeter a apresentação do trabalho, com resumo, objetivos e aspectos relevantes (número de crianças incluídas, número de frequência do projeto aplicado, impacto na cultura inclusiva no ambiente educacional), metodologias, resultados e quaisquer informações adicionais; preenchimento do formulário de participação do qual deveriam ser indicadas informações sobre o trabalho e autores do projeto; currículo do autor e coautores; fotos e vídeos, assim como o termo de autorização e consentimento de uso de imagem dos envolvidos no projeto.

Após o período de inscrição, a Comissão Técnico-Científica, composta por: Prof.ª Dra. Cícera Aparecida Lima Malheiro, Prof.ª Dra. Daniela Jordão Garcia Perez, Prof.ª Dra. Kátia de Abreu Fonseca, Prof.ª Dra. Luciane Maria Molina Barbosa, Prof.ª Dra. Maria Cristina Godoy Cruz Felippe e Prof.ª Dra. Valéria Rodrigues, fizeram avaliação dos projetos com base nos seguintes critérios: (I) originalidade e relevância da inovação da proposta, (II) aplicação prática dos conhecimentos para a inclusão de pessoas com deficiência visual e (III) impacto dos resultados alcançados para a melhoria da qualidade educacional. Foi levado em consideração, para julgamento, a clara explicitação dos métodos utilizados, os objetivos precisos, a apresentação e discussão de resultados, bem como a relevância da conclusão do trabalho.

O prêmio foi para os 3 (três) melhores trabalhados, classificados como vencedores. Os nomes das ganhadoras foram divulgados no site e nas redes sociais da Fundação Dorina no dia 10/07/2023, e a ordem da classificação foi divulgada no dia do evento, que ocorreu na sede da FDNC.

Na ocasião, foram homenageados os apoiadores do Programa LEGO Braille Bricks no Brasil: Instituto João e Belinha Ometto, Agência da propaganda LEW LARA, Rádio e TV Bandeirantes e a família Olesen.

Como parte do cronograma do dia, houve a visita guiada às instalações da Fundação Dorina, Apresentação dos resultados do Projeto LEGO Braille Bricks – por Ika Fleury, Membro do Comitê LEGO Braille Bricks e Membro do Conselho Curador da Fundação Dorina Nowill para Cegos -, Depoimentos de professores e alunos que utilizaram o recurso pedagógico, e por fim, um estande em exposição como o LEGO® Braille Bricks é usado na prática com os clientes que frequentam a Fundação.