Mês das Mulheres: você precisa conhecer Carolina Maria de Jesus

Catadora de papelão e mãe solteira de três filhos, Carolina Maria de Jesus superou as adversidades da vida com seu talento na escrita e muita força de vontade!  A terceira personagem da nossa série #MulheresQueInspiram rompeu barreiras e teve sua obra reconhecida em vários países!

Carolina nasceu em Sacramento, Minas Gerais. Em 1947 muda-se para São Paulo, morando numa favela no bairro do Canindé.  Sustentou seus três filhos como catadora de papel na capital mais rica do país. Um dia encontrou uma caderneta no lixo e passou a registrar seu cotidiano. Nascia ali uma grande escritora!

Em 1960, Carolina Maria lança seu livro “Quarto de Despejo”, escrito entre 1955 e 1960 –  testemunho que retratou sua vida de mulher negra e pobre, num cenário da explosão urbana que atingia a cidade de São Paulo.

O livro veio a público pelo jornalista Audálio Dantas, que a conheceu numa visita à favela para uma em reportagem.  Ele se encantou com seus diários, promovendo e auxiliando na publicação da obra.

Carolina torna-se um expoente literário, seu texto é considerado um dos marcos da escrita feminina no Brasil, desafiando preconceitos e adversidades de raça e  gênero.

Ainda hoje sua vida e obras estão sendo revisitadas, tendo entrado para o rol das mulheres  escritoras engajadas na luta por liberdade e igualdade de direitos.

Em 2018 sua vida foi reproduzida em história em quadrinhos por João Pinheiro e Sirlene Barbosa, vencendo o Prêmio Especial do Festival de Quadrinhos de Angoulême  (França), espécie de Cannes do HQ.

Faleceu em São Paulo em 1977 e seu nome é um marco na literatura, tendo seu nome  incluído  no Dicionário Mundial de Mulheres Notáveis.

Venha nos visitar!

Centro de Memória Dorina Nowill está de portas abertas para todos que quiserem saber mais sobre a luta de Dorina Nowill pela inclusão das pessoas com deficiência visual, além de todo o trabalho de mais de 70 anos da instituição que leva o seu nome.