Além de estarem no grupo de risco do coronavírus, sabemos que os idosos são os que mais sofrem com o isolamento social. Ficar tanto tempo dentro de casa, muitas vezes sem a presença e carinho físico dos filhos e netinhos, não é nada fácil pra eles.
Agora imagine, além de ter que lidar com a perda da visão nesta fase da vida, ter que viver com todo esse transtorno por conta da pandemia… Infelizmente é o que ocorre com muitos idosos que a Fundação Dorina atende, como a Dona Maria.
Ela ficou praticamente cega depois de um acidente de trânsito que causou o descolamento de sua retina.
A tristeza pela perda da visão é muito parecida com o luto pela morte de um ente querido. Por isso, o apoio psicológico é um dos pilares do nosso programa de reabilitação de pessoas cegas. Muitas entram em depressão por acharem que a vida perdeu o sentido, ou que ficarão dependentes dos outros pra sempre – o que não é verdade!
Ficar em casa neste momento é importantíssimo, mas para quem tem depressão, a quarentena se torna ainda mais difícil!
Você pode ajudar!
Precisamos de você para garantir que esse público receba atendimento psicológico à distância enquanto nossas atividades presenciais estão suspensas.
Por favor, faça uma doação e nos ajude a manter este serviço! Os próximos meses serão críticos e muitas pessoas com deficiência visual, como a Dona Maria, precisam do apoio de profissionais especializados para superar essa fase!