Projeto de leitura inclusiva da Fundação Dorina é reconhecido na Europa

A Fundação Dorina é uma das instituições finalistas do ABC International Excellence Award, um prêmio suíço voltado a iniciativas que promovem a leitura inclusiva em todo mundo.  Com o projeto “Coleção Regionais – a cultura brasileira acessível a todos”, a Fundação Dorina concorre com organizações da Índia, Reino Unido e Austrália. O nome dos vencedores será divulgado na feira literária The London Book Fair no dia 10 de abril.

Os projetos finalistas foram selecionados por um júri formado por editores e organizações da área de Acessibilidade e apoio a pessoas com deficiência visual.

No ano passado a Coleção Regionais distribuiu gratuitamente 63 mil livros acessíveis nos formatos braile, audiolivro, digital acessível e em fonte ampliada sobre a cultura brasileira, beneficiando mais de 3 mil escolas, bibliotecas e instituições que trabalham pela leitura inclusiva em todo o país.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), existem cerca de 253 milhões de pessoas com deficiência visual no mundo. Mais de 90% desse grupo vive em países em desenvolvimento, onde uma pessoa cega tem apenas uma em 10 chances de ir pra escola ou conseguir trabalho.

O prêmio

Baseado em Genebra, na Suíça, o Accessible Books Consortium (ABC) é uma aliança internacional formada por organizações representantes de pessoas com deficiência, incluindo ONGs, editoras, bibliotecas, livrarias e outros. O grupo foi criado em 2014 para impulsionar o número de livros em formatos acessíveis em todo o mundo.