Depoimentos

logo lbb
logomarca fundacao dorina nowill para cegos fundo transparente horizontal

Na perspectiva de elucidar o envolvimento e o impacto do Programa LEGO Braille Bricks, selecionamos alguns depoimentos dos participantes do Curso de Formação para Educadores para o uso do LEGO® Braille Bricks:

“Esse curso foi de grande relevância para mim, pois, aprendi coisas que até então eu ainda não sabia e muitas outras que ainda não tinha praticado, contudo estou podendo realizar com uma aluna que está em fase de alfabetização.”Kamila Francelly da Silva Gomes – Cabo de Santo Agostinho/Pernambuco
 
“O material riquíssimo e proporcionou a oportunidade de aprendizagem como os estudantes, aperfeiçoando minha profissionalidade docente com os saberes da prática. e saiu mais enriquecida enquanto a dimensão humana.”Eurides Bomfim de Melo – Cabo de Santo Agostinho/Pernambuco
 
“Trabalhando a mais mais de 10 anos fazendo atendimento a estudantes com deficiência, no AEE, tenho várias formações em deficiência visual, porém este curso me trouxe muitas informações importantes e confesso algumas que desconhecia. Ano que vem, vou receber uma estudante cega na educação infantil, com quatro anos e tenho certeza que o que aprendi aqui neste curso vai contribuir muito para a inclusão e desenvolvimento da estudante.”Maria Rita Vieira – Contagem/Minas Gerais
 
“O uso do LEGO Braille Bricks proporcionou um leque de atividades, as quais antes nem sempre eram possíveis desenvolver com alunos cegos , devido a complexidade em realizá-las, porém com o LEGO adaptado em Braille ficou mais fácil desenvolver habilidades como leitura, reconhecimento do alfabeto e diversas outras atividades, além de ter a possibilidade de trabalhar coordenação motora fina e grossa, organização espacial, lateralidade e seguimento entre outras habilidades que se fizerem necessário no decorrer do processo de ensino aprendizagem.”Elizete Anzolin de Souza Lima – Guarapuava/Paraná
 
“O curso é perfeito, uma metodologia bem interativa, só tenho que dizer o quanto vou sair rica de conhecimento.”Elizama Silva Lima do Rego – Cabo de Santo Agostinho/Pernambuco
 
“Fiquei extremamente satisfeita com o curso LEGO Braille Bricks por diversas razões. Em primeiro lugar, a abordagem inclusiva do curso é notável. Os vídeos e formadoras não apenas destacam como o LEGO Braille Bricks é uma ferramenta útil para o aprendizado de pessoas com deficiência visual, mas também enfatizam como ela pode enriquecer a experiência de aprendizado de estudantes sem deficiência.”Nilce da Conceição Cardoso – Contagem/Minas Gerais
 
“Foi muito gratificante participar dessa formação, ampliou meus conhecimentos. Conseguir aprender o manuseio do recurso LEGO, o material rico para alfabetizar tanto alunos cegos, como também, a todas as pessoas com deficiência. Dependendo do método e a criatividade utilizado pelo professor. Gratidão.”Helande Maria Tavares Sanches – Cametá/Pará
 
“Pela contribuição que teve para minha formação e para o trabalho no dia a dia com alunos cegos e baixa visão. Em cada aula aprendi conceitos fundamentais com uma nova compreensão sobre como ensinar de uma maneira mais lúdica e prazerosa com o LEGO Braille Bricks.”Lenice Bernardi Gavenda – Francisco Beltrão/Paraná
 
“O curso sobre o LEGO Braille Bricks chegou para mim e para minha companheira Bruna (faz parte deste grupo) em um momento oportuno porque a estudante Luara do CMEI Ana Maria Chaves de Colares onde trabalhamos pois ela precisa de ser alfabetizada. Ela tem 4 anos de idade e uma baixa visão muito grave. A família tem muita dificuldade em aceitar que ela é praticamente cega e estão em busca da cura. Diante deste fato estavam muito resistentes para introduzir o Braille. Assim que o LEGO chegou no CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil), fizemos um diálogo com a família e mostramos que Luara pode aprender o Braille de forma lúdica. Mesmo ela de pé quebrado e de licença médica, o pai levou Luara para conhecer e explorar o LEGO e ficou encantado. Saiu do nosso encontro dizendo que ele mesmo vai aprender o Braille. Foi muito gratificante. Fizemos ações com a turma da Luara e o resultado foi muito positivo pois entenderam que podem interagir com Luara em uma brincadeira apropriada para ela. O curso todo tem um diferencial que me encantou. Somado ao nível alto dos temas e conteúdo, ele foi ministrado com uma afetividade muito envolvente. A 15 anos sou militante em defesa de uma educação inclusiva e este curso me deu mais força para continuar.”Rosane Corradi Tristão – Vitória/Espírito Santo
 
“Obrigado Carmen e toda a equipe! Estenda os meus agradecimentos. Por muitas vezes no caminho pensei em desistir por diversos motivos. Mas, quando eu assistia as formações das terças feiras encontrava forças para continuar. Tantas pessoas que superam tantos desafios. Porque eu desistiria? Quando ouvi a formação da Luciane percebi quantos desafios ela deve ter enfrentado para chegar aonde está. A partir daquele momento passei a ser fã dela e lembro dela frequentemente na minha vida Parabéns a todos.”
“O recurso LBB facilita a apropriação do sistema Braille porque traz de forma lúdica e concreta a grafia do sistema Braille, além de ser um material que todas as crianças gostam de manusear e brincar, estimulando a curiosidade em aprender como as pessoas com cegueira escrevem.” – Jane Lourenço da Silva
 
“O uso do LEGO Braille Bricks faz com que todos os alunos se acolham pelas propostas realizadas na sala regular com todos os alunos e a utilização com frequência na sala de aula. E a motivação foi um fator muito importante.”Roberta Gomes Scian Bizari
 
“Os estudantes têm noção da função das celas em braille, trazendo a discussão associativa da letra a tinta para os pontos nas celas, durante a produção escrita ou nas brincadeiras. ”Juliana Cristina Oliveira de Castro Silva
 
“Com o uso do Braille Bricks, foi possível promover aulas mais interativas em que todos da turma participassem, favorecendo no âmbito da leitura e escrita, o uso do kit é utilizado em torno de 1 a 2 vezes por semana de acordo com o planejamento desenvolvido, sendo que este material é de suma importância para que se possa trabalhar outras áreas de conhecimento. ”Rita Cristina Bezerra
 
“Tenho proposto bastante manuseio de diferentes formatos e texturas, usando áudio-descrição. Contação de histórias. Trabalhando fino/ grosso, alto/ baixo; dentro/ fora. Contagem, músicas, cantigas infantis. Movimentos mais precisos e incentivo a mobilidade e localização do espaço com mais segurança. ” Angelita Maria Baldin
 
“Utilizo na Sala de Recursos Multifuncionais como material de apoio em atividades de coordenação motora, contagem do campo aditivo e recreação. Sempre que possível utilizo o Kit, pois percebi que auxilia o aprendizado e desperta interesse dos estudantes em aprender brincando.”Elaine Renata Scravelli Sabio
 
“O tema foi bem relevante para as crianças visto que as crianças ficaram encantadas e muito envolvidas com o LEGO® Braille Bricks. Muito bom ver nosso aluno com baixa visão envolvido com os outros alunos da sala. Houve aprendizagem principalmente para o conhecimento do material LBB. As crianças se encantaram e percebemos a satisfação deles trabalhando com as peças e até se arriscando escreverem outras palavras com o material” – Maria Inês Vaz Pinto Ferraz – São Paulo/SP
 
“Através de observação do trabalho realizado com as crianças, da participação dos alunos e manuseio do material durante a atividade e de avalições diagnósticas, reconhecemos diversas habilidades desenvolvidas.”Daniele Dias – São José do Rio Preto/SP
 
“Percebemos constante habilidade lúdica, não só por parte dos alunos como da nossa parte – professor – quanto mais exploramos o material e o que é proposto, mais ficamos inteirados dos reais objetivos do material e como manipulá-lo.”Kátia Novelli – São Paulo/SP
 

 

Representantes do poder público:

 
“Meus sinceros cumprimentos à Fundação Dorina Nowill e a Fundação LEGO, pelo relevante Programa LEGO Braille Bricks, desenvolvido no território brasileiro. Um exemplo a ser seguido na busca de uma alfabetização de qualidade para os estudantes com deficiência visual”Herculano Passos – Deputado Federal e ex-prefeito do município de Itu/SP
 
“Posso afirmar que o LEGO Braille Bricks tem um papel importante no processo de Inclusão, alfabetização e lazer das crianças, não somente para crianças cegas.”Marcelo Panico – Vice-presidente do Conselho de Assistência Social e dos Direitos das Crianças e Adolescentes da cidade de São Paulo e Presidente Estadual da Assistência Social.
 
“Recebi no começo do ano uma ligação da conselheira da Fundação Dorina Nowill, dona Ika Fleury, e fiz questão de recebermos em Rio Preto esses kits. Fico muito feliz de ver essa formação acontecendo. Estamos dando um passo muito importante na educação de nossas crianças e na inclusão de todos os alunos da educação especial”Edinho Araújo – Prefeito de São José do Rio Preto/SP
 
“A forma de acolher essas crianças é o grande diferencial para o desenvolvimento delas. Fico muito feliz por ver a Simone e sua equipe trabalhando para promover a inclusão nas escolas da cidade com a melhor qualidade possível”Márcia Bin – Prefeita de Poá/SP
 
“Gostaria de ressaltar a grandeza do Programa Braille Bricks Brasil, o que ele vem transformando na vida das pessoas com deficiência. As nossas crianças, que muitas vezes, não tem acesso a um profissional que tenha especialização nessa questão da alfabetização. O Programa Braille Bricks Brasil (Kit LEGO Braille Bricks / Curso) traz para as nossas crianças cegas ou com baixa visão e para os seus colegas de sala o Sistema Braille, aprender com naturalidade. A alfabetização, muitas vezes, não é uma prática que acontece de um dia para o outro e o LEGO Braille Bricks traz a informação tanto para os estudantes quanto para os profissionais, ele vem transformar a vida das crianças com deficiência visual do país. E é necessário que seja ampliado esse trabalho para todo o Brasil, porque nos locais que ele chegou ele vem transformando a realidade. E a Fundação Dorina tem esse compromisso de distribuição e formação, assim como, a Fundação LEGO tem o compromisso com a Educação. ”Telma Nantes de Matos – Secretária de Políticas Públicas para a pessoa com deficiência do Estado do Mato Grosso do Sul
 
“Estou aqui para conversar com você sobre a importância do LEGO Braille Bricks. Quando falamos no processo de alfabetização de crianças cegas e com baixa visão, quando falamos no brincar no lúdico, na inclusão de crianças sem e com deficiência, crianças, jovens e adultos, reforçamos a importância do sistema Braille enquanto acesso a informação, ao lazer, ao conhecimento, à cultura, inclusive ao trabalho. Parabéns à Fundação Dorina Nowill para Cegos, parabéns ao LEGO Braille Bricks e parabéns à empresa LEGO. Espero que essa iniciativa dure por muito mais tempo e alcance um número ainda maior de pessoas em todo o Brasil, inclusive no Exterior.”Clóvis Alberto Pereira – Presidente da Organização Nacional de Cegos do Brasil – ONCB
 
fundacao dorina nowill projeto lego braille bricks fotos kit1

CONTATO

Fale com a nossa equipe

Email: [email protected]
Telefone: 11 5087-0947
plugins premium WordPress

Ilustração de dois cookies - biscoitosValorizamos sua privacidade!

Olá! Utilizamos cookies para melhorar a experiência ao navegar por nossos sites. Ao continuar utilizando nossos serviços online, entenderemos que você estará contente em nos ajudar a construir uma sociedade mais inclusiva e aceitará nossos cookies. Conheça a nossa Política de Privacidade. Continuar navegando >